terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Liderança

Quando Action Force surgiu em Portugal no ano de 1987, os Cobra não tinham um líder. Melhor dizendo, nenhum que se soubesse como tal. Fosse pelos catálogos, anúncios ou mesmo fichas das figuras. Em termos de hierarquia, o mais parecido era Destro, fabricante/ fornecedor de armas, terrorista e brilhante estratega.

 
Face da M.A.R.S. (sistema de desenvolvimento de armamentos militares), é um devoto à guerra. É o seu negócio, e é por isso que odeia os G.I.Joe, embora os respeite enquanto unidade militar de elevada capacidade cuja direcção pacífica os torna inimigo natural de Destro. Geralmente aliado aos Cobra, sendo o seu maior fornecedor de armamento, poderia entrar em conflito com eles caso beneficiasse o negócio. Esta figura, original da 2ª série nos EUA (1983) chegaria a Portugal com a 1ª vaga de figuras em 1987. O cromado é difícil de manter, mas quando conseguido... é uma figura impressionate na sua simplicidade.     


Em 1988 nos EUA (1990 em Portugal) seria revelado o verdadeiro nome de Destro e algo mais acerca do seu passado. James McCullen era escocês, e a origem da sua máscara prendia-se com uma punição durante a guerra civil Inglesa a um dos seus antepassados por ter vendido armas a ambos os lados. Desde então, a máscara tornou-se um símbolo do clã e seria usada com orgulho.


O Comandante Cobra... finalmente chegaria a Portugal em 1989! Era a 3ª versão original da figura, sendo que as 2 anteriores nunca chegariam a ser comercializadas em solo Português. Na sua versão "armadura de combate" ficaria conhecido uns anos mais tarde quando a TV portuguesa começou a transmitir episódios da série animada. A figura, sendo lançada sensivelmente 2 anos antes dessas transmissões, não foi recebida com grande entusiasmo, uma vez que além de ter um aspecto estranhamente futurista, contava também com um duvidoso design e esquema de cores. Claro que com a sua "revelação" enquanto líder dos poderosos Cobra, passou a usufruir do estatuto!

 
A armadura fora desenvolvida pela empresa de Destro, M.A.R.S., e o elevado custo só podia ser comparável à capacidade de resistência do resultado final. Na sua ficha, Cobra Commander é retratado como um líder que acompanha as suas tropas na ponta da lança e que além de não ter escrúpulos, era um fanático obcecado pela conquista do mundo e dos seus recursos. "O mais perigoso homem vivo!"... na série de desenhos animados (especialmente na que rodou nos EUA) era mostrado como um cobarde embora perigoso pelo ódio que mostrava por todos os que se mostrassem descontentes com os seus planos. Nas bandas desenhadas era posto como brilhante conhecedor das paixões alheias e com elas jogava para obter resultados favoráveis às suas campanhas.   

Sem comentários:

Enviar um comentário