quarta-feira, 30 de março de 2011

Personagem do dia: Sci-Fi

Enquanto linha de brinquedos coleccionáveis, G.I.Joe (The) Action Force traçava-se entre o realismo militar e o futurismo. Se por um lado e para gáudio dos fãs por vezes o realismo militar era 90% da figura ou veículo, por outro vezes haviam em quem os 90% eram oferecidos à vertente futurista e em casos até, de aparente e pura ficção científica.

 
Melhor exemplo que Sci-Fi não há. Desde o nome (Ficção Científica) a todo o seu uniforme, passando pelo seu armamento, tornou-o assim num dos "patinhos feios" da colecção para muitos. Lançado nos EUA em 1986 escapa assim ileso à acusação de Robocop, que apenas chegaria aos cinemas americanos em 1987. No entanto, há quem diga que os designers da Hasbro podem ter tido acesso a protótipos do "super-polícia" e assim esculpindo a cabeça da figura. Mas são mitos urbanos sem qualquer prova concreta. A Portugal, chegou em 1988 com o 2º catálogo.


Sci-Fi era especializado em infantaria e electrónica, embora armado com uma arma laser que o fazia ao olhos da maior parte de nós, um personagem à parte e que muitas vezes ficava de parte também... hoje (mais de 20 anos depois) sabemos que existiam no arsenal americano desde o final dos anos 60 e cujo poder de destruição é ainda actualmente temível. O equivalente à bomba de hidrogénio das armas convencionais.

 
Em 1991, Sci-Fi teria nova oportunidade na 10ª séria nos EUA. A Portugal chegaria em 1993. Desta feita, com um uniforme menos extravagante e de cores mais "equilibradas", era já apoiado pela série de TV que entretanto havia estreado em Portugal e fazia de Sci-Fi mais um personagem que se vendia bem melhor. De "simples" militar de infantaria equipado com uma arma laser, Sci-Fi era agora especialista em sistemas de armamento laser e capaz de conduzir ou pilotar vários veículos que a série de 1990 (EUA) dispunha. O que de certo modo leva a concluir que esta figura pudesse estar inicialmente prevista para o ano anterior.

 
Em 1993 (EUA) Sci-Fi receberia novas cores e integraria o veículo Starfighter da sub-série Star Brigade. Embora disponível em finais de 1994 em Portugal (através da Toys R Us Iberia), só em 1995 chegaria "em força". Do mesmo catálogo de Armor-Bot, este veículo integrava a unidade que fazia frente aos Cobra na batalha lunar. 


Embora não seja uma variante reconhecida, é interessante verificar que houveram 3 cores diferentes para o vidro do cockpit deste Starfighter. Um preto quase opaco, cinza e púrpura. O Starfighter foi criado com o molde um veículo Cobra de 1988, o Stellar Stiletto, nunca lançado em Portugal (embora constasse na capa do catálogo de 1990).


E por falar em variantes, façamos referência à Nemesis do Starfighter. Parte da mesma série, o Invader. Este veículo Cobra era também uma reutilização de um antigo molde de veículo Cobra de 1987, o POGO (já este sim, lançado em 1989 em Portugal). Ao contrário da versão lançada em 1993 nos EUA, esta versão "europeia" trazia piloto.

 
O piloto, era curiosamente um ex-G.I.Joe, Payload. Desconhece-se a razão da sua deserção e há quem diga que não passava de uma missão de infiltração. Esta versão de Payload era baseada numa figura de 1992 (EUA) da sub-série Eco-Warriors.


Aldrabices: À venda no Toys R Us em Portugal desde finais de 1994, havia a sub-série de Star Brigade. Curiosamente, alguns Cobra Invader vinham selados com fita adesiva normal (em contraste com a típica fita usada pela Hasbro - visível na caixa de cima). Dentro das caixas seladas com a fita larga "normal" havia um segredo. Em vez da figura Payload, vinha outra no seu lugar. Estranhamente, uma figura dentro do seu blister e com o cartão dobrado, fazendo a caixa do Invader em questão bastante "inchada". De todos os Invaders que comprei nessa condição, as figuras incluídas eram Star Brigade Ozone ou T.A.R.G.A.T. sendo que nenhum dos dois havia sido alguma vez lançado em Portugal. Para nós podia ser uma boa surpresa, mas para os americanos seria um desgosto, uma vez que procuravam esta versão Europeia em busca de Payload, versão Cobra.  

2 comentários:

  1. Aqui no Brasil, Sci-fi saiu em 1991.
    Já se tornou meu preferido na hora, eu e meu primo brgávamos para brincar com ele, mas só eu que tinha.

    Não acho ele tão exagerado e nem fora do padrão, talvez por causa dos outros que saíram na mesma época deste. Só acho mesmo que surgiram coisas ruins depois de 1993, na coleção americana, mas que não chegaram por aqui.

    ResponderEliminar
  2. Tudo isso é verdade, Ique! E no fundo, tudo depende do gosto e contexto. No Brasil saíram figuras fantásticas, sendo as minhas preferidas a Força Naja! abraço

    ResponderEliminar