quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hovercraft

Em 1988, com a 2ª série a ser lançada em Portugal, chegaria um dos veículos mais espectaculares da colecção, o Hovercraft (Killer W.H.A.L.E.). Nesse mesmo ano nos EUA, era lançada a 2ª versão deste veículo, num esquema de cores (e uma sub-série) que nunca chegou a Portugal. A 1ª versão havia sido lançada nos EUA em 1984.


Gigantesco para um veículo que não era considerado playset, vinha carregado de motivos para o elevar a patamares de grandeza. O design, a cor, a função, o armamento e mesmo o piloto eram razões para o adquirir... se fosse possível, uma vez que o preço não era baixo.


Imagem do catálogo de 1988 (em português). Diferia dos outros países europeus num pormenor: não trazia a promoção do Comandante Cobra com capuz. Com muita pena nossa!


Uma das questões que ainda se colocam no meio dos coleccionadores prende-se com a flutuabilidade deste pesado veículo. Sim, flutua. Embora como já tenha sido referido em vários meios, não seja estanque e possua vária reentrâncias, flutua porque é mais leve que a água que move (positive buoyancy). No entanto, ao mover-se, é provável que vá perdendo lentamente a capacidade de flutuação uma vez que possui uma rampa de lançamento ao nível da água que facilmente se inunda. 

Imagem do catálogo de 1989

Em 1989 o Hovercraft ainda se vendia. Aliás, foi nessa ano que comprei o meu primeiro "Killer W.H.A.L.E.".Curiosamente, a imagem de 1989 foi a mesma que havia sido utilizada no ano anterior. Mas considerando o diorama, porquê mudar?


Como ilustrado nos catálogos acima, este veículo tinha uma rampa de desembarque para tropas e pequenos veículos. Naturalmente, servia também como rampa de carga.


Por baixo da rampa de desembarque encontrava-se uma catapulta de lançamento do "trenó" de reconhecimento. Era activada pelo botão branco que se encontrava no nariz do Hovercraft


Na traseira encontrava-se uma alavanca que activava as hélices, e além do sistema de lançamento de cargas de profundidade, contava também com uma moto!


A HL66 era uma moto de vigilância.  Encaixada na traseira, era geralmente lançada pela rampa frontal.


Em termos de armamento era uma das mais poderosas armas dos Action Force (G.I.Joe). Para além das SD-30 (cargas de profundidade), tinha dois canhões "pounder" de 105mm, dois tubos quádruplos de lançamento de mísseis terra-ar...


E claro, as duas torres "crows" de armas de 1.75 polegadas para defesa anti-aérea.


A cabine ou posto de comando "Flying bridge" tinha capacidade para dois ocupantes e podia controlar grande parte dos sistemas a bordo.


Incluído com o Killer W.H.A.L.E., vinha o seu piloto, Cutter.  Iniciou a sua vida "militar" na Guarda Costeira e ter uma vida no mar era um sonho que alimentava desde sempre, mesmo tendo nascido tão longe do mar quanto possível. A sua vontade de ferro e persistência levou-o aos G.I.Joe, que não tinham nenhum oficial da Guarda Costeira nas suas fileiras até à chegada deste natural de Annapolis

 

3 comentários:

  1. Esse veículo é outro sonho de consumo.

    Infelizmente, é o sonho de consumo mais caro. rsrs

    Foi lançado aqui no Brasil com o nome de Hovercraft Guarda Costeira ( http://www.yojoebrazil.com/catalogo2/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=68 ) e não acompanhava o Cutter.

    Um desses completo e sem peças danificadas, aqui, sai, no mínimo, pelo preço de dois outros veículos (caros) da saudosa linha Comandos em Ação.

    Ele fica ao lado da versão brasileira do Tomahawk, o Turbocóptero ( http://www.yojoebrazil.com/catalogo2/index.php?option=com_content&task=view&id=77&Itemid=93 ) no quesito preço elevado.

    ResponderEliminar
  2. Tanto um como o outro são do melhor que a Hasbro alguma vez desenhou. São sonhos que valem a pena!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Finalmente consegui o meu Hovercraft Guarda-Costeira (o Killer W.H.A.L.E. produzido pela Estrela).

    No momento, para que ele fique como novo, eu só preciso substituir um dos lemes que ficam em posição vertical, na traseira do veículo (que está com um pino quebrado).

    ResponderEliminar