segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Oficina: Substituição de O-Rings

Para o 100º post, decidi abrir uma nova etiqueta, "oficina". Ao longo dos mais de 25 anos de coleccionismo de figuras e veículos Action Force/ G.I.Joe vários foram os problemas com que me deparei, e a partir de hoje vou partilhar alguma ideias e soluções para alguns desses problemas. Devo começar por referir que algumas desta soluções podem ser lógicas para alguns, mas a verdade é que ainda hoje surgem dúvidas para os coleccionadores mais modestos, menos habituados e menos "batidos" neste mundo de figuras. Para os demais artistas, deixo aqui o repto: Partilhem as vossas ideias, é sempre um prazer saber mais.      


Se as partes mais frágeis das figuras de ´82 a ´94 (e consequentes séries que aproveitaram o seu esquema de construção) eram plásticas - polegares e genitais(!!!) - cuja solução é virtualmente inexistente, o problema mais comum de uma figura em boa condição é sem sombra de dúvida o anel de borracha que prende o torso à cintura.

 Genialmente construídas desta forma para providenciar um maior e mais amplo leque de movimentos, dependem desta pequena borracha para existir como um todo. O seu tempo de vida ronda os 10 anos e se uma figura estiver exposta a grandes brincadeiras, pode ser reduzido para metade. Problema? Nenhum. Uma pequena intervenção de 5 minutos dará à vossa figura o mesmo aspecto com que a compraram.


Em tempos idos, para resolver isto cá em Portugal, e pelo menos no meio de entusiastas com quem cresci, usávamos elásticos de papelaria, dobrados em 8 umas quantas vezes até encontrarmos a tensão ideal. Claro que nem de perto nem de longe ficavam com o mesmo grau de resistência e substituir o elástico tornava-se uma tarefa quinzenal na melhor das hipóteses. Quando no final dos anos 90 a internet tornou o mundo numa aldeia global, encomendávamos sacos destes "O-Rings" dos estados unidos e os problemas ficavam resolvidos para uma década.


Hoje em dia, por valores que estão abaixo dos 2€, podemos comprar uma caixinha destas numa "loja de chineses" e assim manter um stock que nos permita sorrir quando um elástico parte ou se encontra no final de vida (se pegarem na figura pela cabeça e ela balancear da cintura para baixo). As medidas ideias para estas "juntas tóricas" são 17mm (diâmetro) x 2.4mm (espessura). Isto são de facto e não mais que acessórios de canalização usados para vedar. Se forem a uma casa da especialidade, compram 10 pelo preço de 30 ou 60, por isso, na próxima visita à "loja do chinês", comprem uma caixinha.


Depois de remover o anel de borracha antigo, temos a figura dividida em 3. Agora, é preciso abrir o torso para inserir o novo anel (O-Ring). Eu costumo fazer estes serviços numa base suave, de espuma. Pode ser um preciosismo, mas não gosto das minhas figuras com tinta lascada, e algumas são bem frágeis. Um pano por baixo ou material esponjoso serve perfeitamente.


Para isso vamos usar uma chave para cabeça philips. Ou ponteira philips como quiserem.


É importante ter a ferramente certa para o serviço, para não moer o parafuso que nem sempre está nas melhores condições e apresenta por vezes oxidação. Por isso, é importante assegurar uma boa conexação.


Podemos agora observar as diferentes partes que compõem uma figura vintage de G.I.Joe - A Real American Hero, ou Action Force da Hasbro, claro está. E o O-Ring pronto para o seu novo lar.


A 1ª fase da operação é encaixar o anel e com sucesso fazê-lo passar pela peça da cintura. Depois de engatado no gancho das pernas, apertamos o anel para que atravesse a peça da cintura que deverá estar perpendicular às pernas de modo a que passe sem esforço. E metade do trabalho estará feito!


A 2ª fase exige alguma calma, porque a tensão do anel pode provocar algum desespero nos iniciantes, mas ao fim de 2, 3 figuras já serão mestres na arte. Pegamos assim na parte das costas do torso, e inserimos o anel da zona do parafuso. Puxamos de forma a que a borracha passe o fosso de união com a cintura.


Esta é a fase que exige um pouco mais de atenção. Ao endireitar a parte de trás do torso de forma a ficar alinhada com as pernas, temos de a segurar porque a tensão do anel vai estar a produzir força. Mantendo a figura nessa posição, encaixamos os braços que devem ficar dobrados para baixo. Assim, não vão cair quando encaixarmos a frente do torso.


Nunca largando o conjunto que havíamos já montado, cuidadosamente colocamos a frente, sem encaixar completamente a frente na parte de trás. Porquê? Porque falta a cabeça.


Apoiando com uma mão o corpo do nosso "joe", encaixamos a cabeça num ângulo de 45º e mal ela entre no lugar, imediatamente fechamos a figura. Mas não convém largar, uma vez que ainda falta aparafusar...


Conforme aparafusamos, vemos com felicidade que a figura volta a ter a rigidez de movimentos no pescoço e cintura.


Como nova, e pronta para novas missões! Yo Joe! Ou neste caso... COBRAAAAAAAAAAA!!!

12 comentários:

  1. Ola Amigo!! Sou um admirador dos GI Joes aqui do Brasil!! Acompanho seu Blog a algum tempo!! gostei desse post!! Gostaria de saber se tem alguma solução para a troca do pino do braço!? Aqui chamamos de "Rebite" espero que tenha uma solução pra mim!!!

    Att

    Anselmo

    ResponderEliminar
  2. Olá Anselmo,

    Antes de mais, obrigado pelas suas visitas e espero continuar a fazer valer sempre o seu regresso!
    Quanto aos rebites/pinos, farei um post em breve. Há solução, mas é mais complexa. Abraço e até breve!

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo!! estou de volta comentando nesse post por que tenho uma duvida de restalração. Qual tinta é a melhor para restalrar a pintura dos bonecos? Uma Grande Abraço!!!

    Anselmo

    ResponderEliminar
  4. Olá Amigo, é sempre bem vindo! Antes de mais quero pedir desculpa no atraso em relação à solução dos rebites, porque um grande amigo meu que trabalha na área da transformação plástica diz que me vai arranjar um alicate e rebites exactamente da mesma dimensão dos que são colocados nas figuras. Se for uma coisa acessível, farei um post com os devidos detalhes de medidas de rebite. E onde comprar, naturalmente. Quanto a pintura, sempre enamel. E um pulso certeiro :) Boa sorte! Se quiser mais tarde enviar os resultados, postarei aqui com todo o gosto!

    ResponderEliminar
  5. Olá amigo,
    Também sou um grande admirador dos Joes aqui do Brasil, e estava justamente atras de um tutorial para a colocação de O-Rings em alguns dos meus. Encontrei eu sítio e gostei muito de saber a história dos Joes em Portugal.
    Abraços
    José Maria

    ResponderEliminar
  6. É um prazer dar a conhecer a história pelo que sei e vivi (e vou vivendo)dos Joes. E fico feliz por poder ajudar!

    ResponderEliminar
  7. Olá amigo.Tudo bom?Adorei ter descoberto esse seu site e espero a partir daqui começar atrocar experiências nesse mundo tão vasto que é a coleção G.I.Joe.Gostaria então de saber:Como abrir aqueles Joes vintages que não tem parafuso nas costas, que possuem as costas lisas sem orifício?Tipo todos os bonecos da coleção Ninja Force?Como faço para substituir O-ring nesses bonecos?Abraços e aguardo sua resposta!

    ResponderEliminar
  8. Olá Everthon! Obrigado pelas palavras e espero os seus comentários e ideias a todo e qualquer momento :)

    Quanto à sua questão, bom... depende muito do boneco. Como sabe, essas figuras não foram feitas para abrir, tal como figuras de outras colecções. No fundo é um pouco incompreensível e só imaginando que a Hasbro não se tivesse dado conta do potencial da colecção e durabilidade da marca. Isto claro, no que toca a figuras mais antigas. Nas mais recentes já deviam estar cansados de saber que haveria de haver lugar a uma forma de manter as figuras activas. Quanto a soluções, por vezes essas figuras não vêm com muita cola e um pouco de calor (de um secador de cabelo, NÃO de uma pistola de ar quente) , paciência e a ponta de um estilete de plástico de preferência para separar o torso resolvem. É preciso muito cuidado ao utilizar os de metal porque facilmente inutilizam a figura. Pelo menos na estética. Mas infelizmente na generalidade dos casos vem super colado e é um pesadelo porque a cola existente nos pinos interiores está lá para durar e só quebrando (no interior que no fundo não se verá de fora). Vou tentar encontrar por aqui uma figura mais abatida e postar o conceito. Espero que ajude!
    Abraço e bem vindo a bordo :)

    ResponderEliminar
  9. nossa parabens achei esse site onten e estou amando,vcs sao muito completos parabens otimo trabalho, so uma coisa , esses o'rings sao faceis de achar pra comprar ?

    ResponderEliminar
  10. Olá Nuno!
    Obrigado pelas palavras e é um privilégio saber que vai lendo :) Sim, os O-Rings são fáceis de encontrar mas nem sempre baratos. Há lojas de conveniência que vendem barato (cerca de US$2 uma caixa de 15 a 20) mas lojas de canalização podem pedir isso por um só! Cuidado com a medida, porque um pouco maior não resulta tão bem. Abraço!

    ResponderEliminar
  11. obg pela informaçao , mas saberia me dizer qual o tanmanho do o'ring , aki no mercado livre do brasil achei de varios tamanhos , bem desde ja muito obg site fantastico

    ResponderEliminar
  12. As medidas ideias para estas "juntas tóricas" são 17mm (diâmetro) x 2.4mm (espessura).

    ResponderEliminar