terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Patrulha do Céu - Os veículos

Depois de apresentar os personagens, chega a vez dos veículos desta notável sub-série de 1990(EUA). A Portugal chegaria no ano seguinte e para a maioria dos coleccionadores, com dois veículos originais. Na verdade, todos eles eram nova pinturas de veículos já existentes.


Assim sendo, eram 4 no total. Todos eles com a nova pintura metalizada que segundo a história, deflectia não só ondas de radar como lasers. Nenhum trazia piloto/condutor (uma pena) e baseavam-se em 4 cores. O cromado/prata, preto/cinza escuro, verde "militar" e castanho/bege. 


O meu primeiro veículo da Sky Patrol foi o Sky Raven. Comprado na Makro de Alfragide (a 1ª a abrir em Portugal, dizem) custava 7.500$ + IVA. Penso que ficou perto dos 9.000$ que hoje se traduzem em 45€ mas se pensarmos na inflacção eu diria que seria perto de 90€. Sei que me custou todo o dinheiro que levava! Se alguma vez pensei duas vezes na compra, hoje só penso que devia ter guardado a caixa!


O Sky Raven era a versão capturada do Cobra Night Raven S3P e é hoje em dia muito mais difícil de encontrar que a original de 1986(EUA). Esta nova versão não tinha a nave de reconhecimento monolugar. Tinha uma barriga negra e vidros escuros. Simplesmente espectacular.


Este Raven aqui apresentado é de facto o que comprei em 1991 e para os seus mais de 20 anos, tem um aspecto fabuloso para um veículo cuja pintura se perde com extrema facilidade. Deve ser lavado com sabonete neutro e polido com pano suave.


Se é um doce para os coleccionadores, a pintura cromada é um banquete para traças. E por mais cuidado que tenha tido, estas miseráveis criaturas criaram este efeito que podem apreciar... difícil de acreditar? Acreditem.


O Raven é indiscutivelmente a "besta" da série. Imponente e elegante, era na altura a pérola da minha colecção.


E se trouxe o Raven da Makro, ficou lá o Sky Havoc. Este custava 3.500$ e embora tentador (e mais em conta) teve o azar de estar ao lado da gigantesca caixa do Sky Raven. Foram precisos alguns anos até o voltar a encontrar e curiosamente com detalhes interessantes.


O autocolante Action Force. Já havia passado mais de um ano desde que esta denominação havia sido posta de parte em favor de G.I.Joe. No entanto, para gáudio dos coleccionadores de variantes, aqui está ela. Ignorem a forma como os autocolantes das insígnias (americana e da Patrulha) foram aplicados. Tendo sido comprado em 2ª mão, é suicídio tentar corrigir isto. A pintura salta fora no momento que se tentar tirar qualquer autocolante.


O Sky Havoc era um reaproveitamento do HAVOC de 1986(EUA). Foi o veículo escolhido para as missões terrestres e que assentava bem à missão da Patrulha porque entre outras razões, trazia um veículo voador. 


E aqui temos a forma "natural" de oxidação da pintura cromada. Não foi vítima de ataque de traça, mas de inimigos bem mais letais: a humidade e acção do oxigénio que juntamente com a acidez do suor das mãos se traduz no aspecto que podem observar. Depois, é tarde...


E finalmente chegamos aos "originais". A maioria de nós nunca havia visto a forma deste veículo. O Sky Shark era na realidade uma nova pintura do veículo de 1984(EUA) de nome S.H.A.R.C., um submersível voador que foi um dos mais reconhecidos e usados veículos dos Joes nas séries da Sunbow/Marvel.


Embora seja pintado com a mesma tinta, o Sky Shark é reconhecidamente o veículo que melhor segura esta cor ao longo dos anos. Mas pelo sim pelo não, evitar o contacto directo e usar um pano para o segurar é uma ideia a aplicar...


A silhueta deste veículo é fantástica. Nos desenhos animados (que na altura a cargo da DIC e que passariam na RTP), o Sky Shark não teve grande uso ao contrário do seu antecessor. E na realidade, o mesmo se pode dizer em relação à generalidade da Sky Patrol que tiveram apenas um episódio de plena aparição: The Mind Mangler


O outro "original" era o Sky Hawk. Na realidade, nada mais que uma nova camuflagem do veículo de mesmo nome de 1984. À semelhança do S.H.A.R.C., o Sky Hawk de 1984 foi um dos mais proeminentes veículos nas séries de desenhos animados da "era dourada". E à semelhança do seu parceiro da Sky Patrol, sem muita popularidade em cromado.


Outro exemplo da fragilidade da tinta aplicada. E assim como o Shark é conhecido pela sua boa cor, este é manifestamente o veículo mais "lascado" e "manchado" da Patrulha. É difícil encontrar um Sky Patrol Sky Hawk em melhores condições que aquele que podem observar. A menos, claro, que venha selado nos sacos de origem. Ainda não tive coragem para abrir um dos que tenho...


Um veículo bastante interessante e que me faz lembrar sempre aquele que "perdi" quando um colega meu se adiantou e comprou o original de 1984 a um rapaz americano que andava a vender a colecção dele no final dos anos 80... não se pode ganhar sempre.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário