quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Veículo da semana: Cobra Gunship

Um veículo da 1ª série de Rise of Cobra, vaga Bravo, Cobra Gunship foi o veículo que no filme abriu hostilidades e revelou a existência dos Cobra ao mundo livre.


"Este avião Cobra aparece subitamente para lançar ataques mortíferos"


A caixa inclui um grafismo alusivo à total destruição da Torre Eiffel (e parcial de Paris), embora o protótipo representado mostre algumas diferenças do produto final.


Aqui ainda sem autocolantes (que acaba por se assemelhar mais deste modo ao modelo do filme).

  
Uma aeronave monolugar com capacidade de transporte, caça e bombardeiro.


Painéis de acesso aos motores. Também visível, a abertura para carregamento de bombas.


Pode ser municiado com 3 bombas.


Uma vez carregadas, são largadas por baixo da aeronave.


Tal como no filme, tem uma porta lateral para largar passageiros, embora esta versão só tenha espaço para 2 figuras.


 A versão do filme era um pouco mais complexa, os motores recuavam, a plataforma descia e tinha uma capacidade de transporte bem maior.


No filme, as primeiras vítimas foram os Apaches que escoltavam o comboio de veículos. Na imagem, com um Boeing AH-64 Apache da mesma escala (1:18), pode perceber-se que a escala foi respeitada. 


Também é perceptível que foi o Apache (a par do Boeing-Sikorsky RAH-66 Comanche) uma das inspirações para a criação desta aeronave.


Não obstante o que deixaram de fora, este veículo é ainda assim uma réplica bastante aceitável. Em forma e detalhes. Os lança-mísseis (que funcionam por mola) deslizam para fora para disparar os projécteis.


Embora como coleccionadores tenhamos sido um pouco desiludidos pela Hasbro nos anos que antecederam o filme, este novos veículos (e figuras) são uma raça à parte. E visto desse modo, esta nave cumpre o seu papel neste novo ciclo.


Incluído com o Cobra Gunship, vem o seu piloto, Firefly. "Piloto, especialista em explosivos." Não era a figura pensada para este veículo. Originalmente, o plano contemplava a inclusão de Wild Weasel, piloto de referência das legiões aéreas Cobra.


Traz um colete de voo amovível e um coldre... sem pistola. A que se pode observar na imagem vem da marca Chap Mei, recorrente fonte de material para os entusiastas de G.I.Joe...


Firefly entra à justa no "cockpit", e são precisas algumas manobras radicais para o manter em posição (e fechar a cabine).


Diria que esta aeronave foi concebida para ser operada por 2, no entanto o espaço foi de tal modo comprimido que colocar uma figura já é difícil.


Armado com 3 bombas, 2 mísseis e um canhão no nariz, esta máquina é um brinquedo nas mãos de Firefly, uma icónica figura do mundo de G.I.Joe. Sabotador por excelência, viciado em explosões e... um dos "novos" vilões do filme G.I.JOE 2: Retaliação, que sairá em 2013. Esperemos...


No filme, os seus canhões laterais disparavam arcos energéticos que faziam implodir tudo o que encontrassem no seu caminho. Umas destas aeronaves destruiu um comboio de veículos inteiro! Altamente manobrável, deixou um carimbo de poder e presença aos futuros G.I.Joe.

Sem comentários:

Enviar um comentário