sexta-feira, 22 de março de 2013

Personagem do dia: G.I.JOE

Em Retaliação, o "Joe" original vai ser interpretado pelo astro do cinema de acção Bruce Willis. Uma sábia escolha não só na perspectiva de talento mas também de marketing. "Joe" é de facto a razão pela qual o nome G.I.Joe existe... agora.



Em 1994 a marca G.I.Joe fazia 30 anos de existência. Num contexto de ligação entre as figuras de 12" (30cm) que em 1964 lançaram no mercado de brinquedos o nome que era dado aos soldados americanos e as figuras de 3 3/4" (9.5cm) que em 1982 lançaram os moldes de figuras que hoje em dia são os mais conhecidos em qualquer marca em termos de articulações e medidas, nos EUA a série 13 comemorava o aniversário e além de uma série limitada de figuras em versão "pequena" das originais de 30cm do Exército, Marinha, Fuzileiros e Força Aérea, a marca G.I.Joe recebia pela primeira vez a figura do seu líder, General Colton, Joe. O supremo G.I.JOE! Infelizmente nunca foi comercializado em Portugal.


Nome de código:
G.I.JOE

Nome do arquivo: Colton, Joseph B.
Local de nascimento: Central Falls, Rhode Island
Grau: 0-2 (1º Tenente) em 1964        Grau Actual: 0-10 (General de 4 Estrelas)
SN: 1033-1027-HAS93
Especialidade Militar Primária: Comandante dos G.I.Joe
Especialidade Militar Secundária: Infantaria de Combate (Treino e Inteligência)

“Dever, Honra, Pátria! Não apenas palavras, uma forma de viver a tua vida!”


G.I.Joe (ou Joseph B. Colton) formou-se em 1960 na Academia Militar dos EUA em West Point, recebendo as mais elevadas honras possíveis da academia. Um atirador perito, é proficiente em todas as armas modernas desde metralhadoras M60 a helicópteros de ataque e blindados ligeiros . Recrutado pelas Forças Especiais, Colton foi destinado à glória militar, rapidamente distinguindo-se como um excelente Boina Verde. Em 1963, depois de participar em operações "ultra" secretas e extensas comissões de combate em pontos de conflito em todo o mundo, o primeiro tenente Joseph B. Colton tornou-se o mais condecorado – e mais temido -  soldado de combate que o mundo já conheceu. Reconhecendo em Colton habilidades de combate inatas e o seu coração guerreiro bombeando coragem nas suas veias, o então presidente, John F. Kennedy, secretamente, escolheu-o para criar e comandar a suprema força de combate pela liberdade. Soldados de maior patente foram preteridos por esta nomeação Presidencial de elite. A Colton foi emitido o seu nome de código "G.I.Joe", e começou a construir a sua equipa com os mais duros homens que as forças armadas poderiam reunir.  Desde então, G.I.Joe iria mudar o curso da história militar e re-definir a palavra herói!


Foi também nesta série que a Hasbro começou a testar o "dedo de gatilho" nas figuras de 9.5cm. Hoje em dia quase todas são construídas com base neste conceito. Embora num plástico mais maleável. 1994 marcou curiosamente o início de um período de 3 anos sem G.I.Joe no mercado. Em 1997 voltariam com exclusivos da toda poderosa Toys R Us e em 2000 estariam de volta... para ficar. 



1 comentário:

  1. Bom dia.
    Gostei muito de saber em detalhe o percurso desses elementos ( de ficção ?). Tudo parece muito real.
    Abraço.

    ResponderEliminar