quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Veículo da semana: Raptor Jet (Thunderwing)

Em 2004(EUA) era lançada a série "Valor Vs Venom" que vinha substituir a série "Spy Troops". Em Portugal assim como em Espanha, estas duas ainda estavam misturadas em finais de 2004 e início de 2005. Uma das notáveis variações era o F22 Raptor que nos EUA foi baptizado Thunderwing. Por aqui, teve o nome da aeronave que lhe emprestou as linhas, o Lockheed Martin/Boeing F-22 Raptor.


Com semelhanças interessantes, esta aeronave tinha variações a la G.I.Joe, como o facto de ser um 2-seater, em vez da versão de produção monolugar. É certo que foi avistado uma versão de 2 lugares do F22 mas protótipo ou não, não era uma versão que tenha visto combate e muito menos produzida em série. Os designers de G.I.Joe costumavam pegar nos protótipos e deles fazer as versões usadas por esta unidade de elite, por isso fica a referência e mais conclusões para cada um de nós...

    
A caixa lançada em 2005 e disponível pela Toys R Us Iberia na altura diferia portanto da versão universal. Esta não dizia "Valor Vs Venom" e tinha sim "G.I.Joe Vs Cobra" embora não fizesse referência a "Spy Troops". O grafismo era no entanto da linha "VVV". Este também não tinha as falas que o avião "americano" contemplava, e portanto o sistema electrónico apenas incluía efeitos sonoros do avião.


Como todos os veículos de nova geração, vinha praticamente montado e com autocolantes aplicados. Os mísseis e bombas vinham em pequenos sacos fechados com fita cola e não selados como outrora. Trazia instruções que eram basicamente explicações de operação do brinquedo.


Fabricado em 2003 pela Hasbro, não é certo que estivesse previsto para esse ano, embora o selo "Vs" possa significar que fosse uma ideia da marca. Acabou por ser como já referi, um lançamento que ficou no meio. Com todos os defeitos relativos que estas novas séries tinham, esta peça é uma das melhores que a linha recebeu. Imponente e moderno, o F22 de G.I.Joe faz-se notar.


Mas é um brinquedo e dirigido às crianças. Funciona também como uma pistola de sons e acção. Tem uma alavanca em forma de punho com 2 gatilhos. Um para som, incluído na alavanca e outro que descia da aeronave e permitia disparar mísseis e bombas.


Uma das turbinas funciona como botão de selecão de modos: mísseis e bombas. Ambas as turbinas eram na realidade um visor com dois retículos que mediante a escolha de modo permitiam apontar o avião ao alvo na frente ou por baixo através de um sistema de espelhos.


As entradas de ar mostram os vidros de reflexão para o sistema de obtenção de alvos. Também se pode ver o gatilho vermelho ainda recolhido, mísseis e bombas ainda nos ninhos (disparam mesmo, ou seja, caem quando o botão vermelho é activado). O trem de aterragem, embora simples, está bem conseguido e bem pintado de acordo com as cores reais.


Quando seleccionado o modo "mísseis", ouve-se um som de proximidade de alvo e os mísseis carregados no interior da aeronave são disparados um a um pela abertura acima do trem de aterragem (embora carregado repetidas vezes no gatilho se possam disparar quase em rajada).


Os 10 mísseis são previamente carregados numa bateria rotativa de sistema revólver que uma vez baixado é coberto pela fuselagem. Visível na foto, o canhão posicionado no sítio onde o verdadeiro F22 o tem também. Geralmente as réplicas da Hasbro para esta linha tinham por hábito ter estes detalhes alterados. Neste caso, como em alguns outros, está no sítio devido.


O cockpit (que podia incluir 2 figuras) estava interessante com a integração do joystick no lugar do piloto e que passa bem pelo do F22. Claro que muito mais simples que o cockpit da aeronave da Lockheed Martin/Boeing, acaba por ser muito bem conseguido para um brinquedo.


Incluído com o Raptor Jet, vinha o seu piloto, Slip Stream. Especialidades: Piloto de Combate, Tecnologia Informática. Um ficheiro muito simples, como se viria a tornar comum, infelizmente.


A figura, no entanto, era extraordinária. Com o seu fato de voo e capacete de combate, era o ideal para este avião que é cada vez mais famoso e reconhecido.


O encaixe é perfeito e os Cobra podem começar a tremer...


Preparado para o combate. A escala foi tida em atenção, e este F22 é um dos melhores brinquedos para 1:18.


À caça dos Cobra!

Sem comentários:

Publicar um comentário