sábado, 26 de novembro de 2011

Personagem do dia: Captain Grid-Iron

Captain Grid-Iron, Capt. Grid-Iron ou simplesmente Grid-Iron, foi o novo líder dos G.I.Joe no campo, substituíndo Duke. Claro que em termos de hierarquia militar da própria equipa, esta afirmação pode ser mais ou menos discutida, mas se nas primeiras séries de TV da Marvel/Sunbow Duke era o líder, quando a DIC Entertainment garantiu a continuidade dos G.I.Joe na TV, quando Grid-Iron aparecia, a sua liderança era inquestionável.


Graduado de West Point (claro), a sua especialidade primária é combate corpo-a-corpo. Como secundária, Infantaria. Não ter aceitado um cargo na Universidade de Guerra do Exército Americano por gostar mais de estar junto à acção, despertou o interesse dos G.I.Joe. Deve o seu nome de código ao Futebol Americano (Gridiron Football), uma vez que era quarterback em West Point. Um líder nato, este capitão (US Army O-3) ganhou o respeito dos homens que lidera. Embora já não suportem ouvir as suas imitações de John Wayne... 


Um misto do que e quem são Duke e Grid-Iron acabou por ser o Duke do filme "GIJoe: O Ataque dos Cobra". Duke era Sargento-Chefe e Grid-Iron como já referi, capitão. E tal como no filme, a referência a West Point. Na história original, em consonância com o "the american way", era aceitável e louvável que uma equipa de elite fosse comandada em campo por um "enlisted man" ou seja, um soldado de campo que subiu à custa do seu valor. Não que os formados na famosa academia militar nova-iorquina fossem menos bravos ou capazes, são geralmente vistos como novatos quando chegam ao campo. Mas em defesa da lógica, o argumento utilizado pelos argumentistas do filme, teria de ser um oficial a liderar uma equipa tão bem armada, treinada e equipada. Teria de ser um capitão... e teria de ser Duke. Assim, de certa forma, Duke e Grid-Iron são um só. Um o original, e outro a evolução. As séries da DIC podiam não ter o reconhecimento de muitos dos fãs, mas Grid-Iron era um personagem, se não mesmo o único, que agia como um  militar e um verdadeiro líder.

 
Original da série de 1990(EUA) chegaria a Portugal em finais de 1991. Em 1992/93 chegaria uma outra versão (europeia) com um lança-mísseis. A certa altura haviam 3 versões em distribuição. A original (UK), a espanhola (MB) e uma outra também com o cartão impresso em inglês com este lança-mísseis que se encontra na imagem.


Embora não sejam reconhecidas como variantes, há diferenças nas referidas "versões". As primeiras eram geralmente mais cuidadas na pintura, enquanto as últimas tinham um certo excesso e mesmo até um tom mais "carregado" que se verificava mais facilmente na cabeça da figura.  

 

1 comentário:

  1. Eu só percebi este ano (2017) que as cotoveleiras não eram joelheiras. A verdade é que assentam que nem uma luva nos joelhos, e acho que ficam bem melhor, esteticamente. Além de que as do meu alargaram e já não ficam bem nos cotovelos, logo o meu tem joelheiras e pronto. :)

    ResponderEliminar