quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Veículo da semana: Monster Blaster A.P.C.

Em 1993(EUA) foram lançados os Mega Marines. Mais uma sub-equipa que surgia no seguimento de outras... e outras nos últimos anos. No declínio, algumas das criações tinham mais qualidade que as suas contemporâneas, e este A.P.C. (transportador blindado de pessoal) é uma das melhores.


Muitos coleccionadores (onde me incluo) acreditam que este veículo e o próprio conceito dos Mega Marines se baseia ou inspira em certa medida no APC do filme Aliens de James Cameron. Claro que salvaguardando as devidas distâncias e desígnios.


Veículo de combate aos Mega Monsters dos Cobra, foi inicialmente pensado para 1992(EUA) mas só constou no catálogo do ano seguinte. A Portugal chegaria em 1994/95.


Presentes infelizmente, estavam os novos e mais baratos autocolantes de papel. Um problema bastante difícil de resolver caso fosse necessário lavar o veículo. O próprio uso era suficiente para degradar o conjunto de autêntico rótulos que o APC tinha.


Um detalhe formidável era a forma como o canhão do artilheiro se transformava numa posição de batalha. Um movimento suave e bem concebido.


Com capacidade de transporte para mais de 16 figuras, era uma pena não trazer um condutor. Lembro-me de achar muito estranho e reflexo do que se estava a tornar a linha. Um veículo deste tamanho e com esta função devia trazer um condutor especializado.


Atrás e reminiscente de tempos dourados, a plataforma para transporte de mais figuras. Este veículo é bom, mas podia ser perfeito se tivesse sido lançado na década de 80 com os devidos e merecidos detalhes. À semelhança de outros veículos, estes projectos e conceitos tiveram a sua génese nessa dourada era de G.I.Joe, mas abandonados por razões variadas.


Na traseira, dois canhões (um de cada lado) que funcionavam em modo automático ou assistido por artilheiros.


Guardando o melhor para o fim, o gigantesco canhão "lock ´n load" com sistema de carregamento e tiro que funcionavam mesmo. O APC trazia 4 mísseis de infravermelhos M44. Colocando o míssil na câmera, era carregado por sistema de mola. Depois, era só carregar no botão de fogo e apontando ao monstro, esperar que caísse...

 

E a razão da existência de tal arma está à vista. Os Cobra contavam com 2 Mega Monsters, invenções de laboratório que exigiam por parte dos Joes uma aposta no alto calibre tanto em homens como máquinas.



Teremos tempo e oportunidade de ver tanto Marines como Monsters ao detalhe num futuro próximo, mas fica aqui mais uma prova da inspiração no Aliens. O capacete de Gung-Ho, líder dos Mega Marines...


 

Sem comentários:

Publicar um comentário