quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Veículo da semana: Cobra Piranha

Depois de um longo período de ausência por motivos técnicos (avaria na board do meu iMac) eis que se dá o regresso e com outra beldade do período dos desenhos animados. A embarcação de ataque rápido dos Cobra, Piranha.


Monolugar, fortemente armado e equipado com um potente motor equipado com supercompressor, é uma seta apontada às linhas de defesa de quaisquer instalações.


A versão vendida em Portugal (e Espanha, Itália e Reino Unido) trazia um canhão de acção de mola com dois mísseis. Também a caixa era ligeiramente diferente da vendida nos EUA e resto da Europa.


Um dos mais impressionantes veículos da série de 1990 (EUA), foi lançado em Portugal em 1992.


4 mísseis de choque de superfície, 2 torpedos, 2 cargas de profundidade e duas metralhadoras de longo alcance serviam de arsenal a esta lancha dos Cobra.

 
As cargas de profundidade podiam ser "atiradas" para longe da embarcação. Uma vez fora do lançador, apontavam ao alvo e tornavam-se numa ameaça avassaladora.


O enorme motor "Aqua" com 12,000cv energizado hidraulicamente.


Casco blindado e anti-torpedo.


O cockpit, embora esta série já estivesse longe dos anos que deram nome à linha, era ainda um curto regresso ao passado e aos anos de excelência. Muitos detalhes num só molde. O "clip" para segurar a figura, era neste caso bastante necessário pois sem ele, as constantes movimentações da lancha certamente fariam com que o piloto saltasse fora.  


Embora ficassem bem no fundo, é possível observar os pedais de controlo aos pés do lugar piloto (único tripulante e passageiro deste veículo). Nas versões dos desenhos animados (DIC) as Piranhas por vezes apareciam com passageiros, mas tal não é possível na versão brinquedo.


Embora apresentando um Range Viper na caixa, os pilotos (pela lógica e mais tarde desenhos animados) seriam os Undertows. Homens-rã que na realidade pertenciam aos quadros de Destro.


Sempre em velocidade!

4 comentários:

  1. Boas noites.
    Em primeiro lugar saúdo o regresso.
    Quanto ao tema, registo o texto, excelente, e as fotografias a condizer. Esta última da " lancha voadora " em pleno mar ( ou rio ) achei-a algo de invulgar.
    Cordiais cumprimentos meu caro.

    Zé.

    ResponderEliminar
  2. Grato pelas palavras, meu caro. Se saúda o meu regresso às lides, devo salutar o seu regresso como comentador de serviço. E como sempre denotando interesse e mostrando que sempre há alguém em Portugal a ler o que por aqui é escrito. Abraço e felicidades para os seu blogs! Nota mental: devolver a gentileza :) Até breve!

    ResponderEliminar
  3. Espetacular post!!!
    Fico sempre acompanhando aqui do Brasil todo o blog. Procuro sempre info dos Joe´s pela internet e voce ja faz parte dos favoritos
    Um grande abraço e parabéns!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Felipe! Obrigado pelas palavras e fico feliz por fazer parte dessa elite! YO JOE!

    ResponderEliminar