sábado, 23 de outubro de 2010

Despiste e acidente quase fatal

Em 1995 era lançada nos EUA a nova imagem dos G.I.Joe. Um regresso às origens do contexto temporal dos bonecos de 30cm em versão de 5 polegadas. E uma das séries de má memória para os coleccionadores e entusiastas de G.I.Joe.


Chegando a Portugal apenas um ano mais tarde pela "mão" do recém aberto Toys R Us como "restos" vindos de Espanha, estaria oficialmente em lojas de brinquedos no ano seguinte, 1997.


O veículo mais visto, a certa altura quase oferecido, era o Grizzly SS-1, uma espécie de willys jeep. No ano de 1997 muitas lojas tinham 8 das 16 figuras da série que nesse ano viria a ser cancelada. Nunca recebemos em Portugal a 2ª e última série.


Superior em qualidade era o P-40 Warhawk, um avião com linhas do verdadeiro Curtiss P-40 e com um gigantesco canhão gatling debaixo do nariz e que ao premir um botão na fuselagem rodava ao mesmo tempo que a hélice, acendendo uma luz que simulava o lume da saída dos projécteis. Bastante engraçado, embora muito estranho considerando o historial da linha.


As figuras tinham qualidade de imagem, mas as articulações eram uma sombra da qualidade dos predecessores. Usavam algumas armas e acessórios de antigas séries.São interessantes, mas em comparação com as figuras que nos chegaram de 1987 a 1995... eram totalmente diferentes. 


A principal razão do insucesso era a lógica incompatibilidade entre figuras. Apenas o P-40 podia ser usado com as figuras de 3 3/4". Embora mais tarde o jeep tenha sido pintado e usado por outra companhia que detinha direitos legais para o fazer e algures no oriente apareceram versões vermelhas dos SS-1.

1 comentário:

  1. Confesso que quando surgiram, não conseguiram captar o meu interesse (recordo inclusive a figura que vinha com m VHS), mas a verdade é que hoje em dia aprecio esta linha, mas poucas vezes me lembro de que foi lançada sob o brand "GI Joe".

    Os uniformes e as armas reminiscentes da 2da guerra mundial primam pelo detalhe e a temática é bem original. Confesso até ter pena da linha ter durado tão pouco, pois gostava que o Sgt Savage tivesse mais amigos (e principalmente, mais inimigos :) ).

    ResponderEliminar