segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O tanque dos tanques

Se há veículo que de facto mexeu comigo durante os anos que precederam o coleccionismo e ainda mexe nos dias que correm, é um tanque. Não um tanque qualquer, o Mauler - o "malhador".


Apaixonado desde o momento que o vi em catálogo, nunca tive o privilégio de o encontrar à venda. Nunca até aos dias de coleccionador tive o gosto de o chamar "meu". Por isso, com alguma naturalidade, foi uma das prioridades quando a oportunidade surgiu.

 
Até meio do novo milénio, o Mauler M.B.T. Tank era um dos mais valiosos itens da colecção. O cabo lateral era especialmente difícil de encontrar intacto (e mesmo em mau estado) e o condutor "Heavy Metal" trazia aquele que é considerado um dos acessórios mais fáceis... de perder. O comunicador.


Com o lançamento das novas séries de G.I.Joe e  constantes reedições de figuras e veículos, o "Manned Battle Tank" tornou-se mais acessível e manifestamente mais barato nos habituais pontos de compra. Mesmo assim, não lhe retira o brilho. Quando foi lançado em Portugal na primeira série (1987), procurei-o por toda a parte, em todas as lojas, em todos os quiosques. Só o vi ao vivo anos mais tarde na casa de um colega de escola. Este tanque é motorizado e tem duas velocidades frontais e a única forma de "brincar" livremente com ele seria retirar as lagartas. Era essa a prática na casa desse meu amigo. E ainda me lembro de ele levar os seus G.I.Joe (na altura ainda Action Force) para o quintal... dentro da caixa do M.B.T. - Crime!   


A minha "fome" pelo Mauler levou-me a conseguir as 3 versões existentes : Europeia (Action Force), Norte-Americana (a original)  e a Canadiana (Cnd Army). Todos eles funcionais. É uma peça brilhante, do melhor que alguma vez se viu na indústria das figuras 3 3/4" e continua a ser um marco que distingue uma colecção.

4 comentários:

  1. Olá.

    No Brasil o Mauler foi lançado na linha "Comandos em Ação" com o nome de "Super Tanque Canhão".

    Ao contrário da versão americana, ele não possuía motor a pilha e as lagartas/esteiras dele eram maciças (creio que são o mesmo molde do Equalizer.

    É possível ver uma foto dele no site Yo Joe Brazil:

    http://www.yojoebrazil.com/catalogo2/index.php?option=com_content&task=view&id=62&Itemid=77

    Tenho um Super Tanque Canhão que, infelizmente, não possui as antenas e possui duas pequenas rachaduras na parte frontal e uma presilha da "saia" direita da esteira partida.

    ResponderEliminar
  2. Com ou sem lagartas móveis, o perfil deste tanque é inesquecível! Obrigado pela informação,Dan
    !

    ResponderEliminar
  3. Hola amigos desde Mexico, me encanta cada vez mas su website y trato de leer todo lo que puedo aunque no hablo portugues. Excelente review me encanta el mauler, yo tambien tengo 3, 2 norteamericanos y 1 mexicano, el cual es otra variante interesante, ya que, los colores varian un poco y hay un par de stickers diferentes que leen "ejercito", por lo demas son iguales. Saludos y si quieren stickers para restaurar sus vehiculos de la linea GIJOE visiten www.rattlerrepros.weebly.com

    ResponderEliminar
  4. Hola Ruben!
    Gracias por tus palabras. Tienes un traductor español en la esquina superior izquierda se lo prefiere :) voy a ver ese sitio web, aún no lo conozco...

    ResponderEliminar