quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fim anunciado

Antes de voltar aos anos dourados e às múltiplas razões que me levaram a ficar fã desta linha de figuras de acção, fazemos uma viagem rápida (longa seria doloroso) ao último ano oficial de comercialização em Portugal da linha de 3 3/4".


O ano é 1995 e a série é a 12º de 1993 nos EUA. Acima na foto está o Cobra Ice Snake , veículo de ataque polar e misto de bom conceito e péssima escolha de materiais e forma de fabrico. As opiniões dividem-se. Alguns fãs acreditam que era falta de imaginação, outros que era uma tentativa de adaptação ao novo mercado inundado de molas e elásticos que antes eram proibidos no fabrico dos canhões. Outros haviam que acreditavam que era de certo modo propositado de forma a "fechar a loja" dos G.I.Joe de 3 3/4" na sua vertente militar convencional e embarcar em novas aventuras de "fantástico". Ao ver deste fãs, era algo que vinha a ser feito nos últimos anos. E quanto a isso, com eles e de comum acordo estavam os que defendiam a falta de imaginação.


O tom enferrujado é algo que este Ice Snake ganhou, não era original. Curiosamente fica até bem, caso fosse customizado, mas enquanto peça original é apenas mais uma vítima de queimadura do sol. Este plástico é extremamente frágil a esse factor. Quanto ao veículo em si, não é assim tão mau como algumas peças de 1993 (1995 em Portugal). Esta linha, agora com a nomenclatura "Battle Corps" tinha desenhos de qualidade e a mecânica de alguns era até interessante, mas muito abaixo do que nos habituara a Hasbro. Os autocolantes eram berrantes e o plástico era geralmente e como acima referido, de má qualidade. Já não eram visões realistas de máquinas de guerra, mas sim suportes para as figuras, que por sua vez perdiam classe com o passar do anos.


Este veículo particularmente foi comprado no Jumbo, hoje Auchan. Não havia figuras à venda, mas apenas este, e poucos mais como um outro veículo que partilhava partes deste veículo polar como as rodas, mísseis e canhão, e que estará aqui também um dia - quando todos recuperarmos do choque ao rever este ano de 1995. Este foi também o ano em que surgiram as figuras de Street Fighter II entre outras distintas e estranhas curiosidades. E foi o último ano em que no formato de 3 3/4", G.I.Joe apareceu de forma lata no mercado português.

Sem comentários:

Enviar um comentário