quinta-feira, 25 de agosto de 2011

GIJOE: Retaliation

Desde que chegou aos cinemas G.I.JOE: Rise of Cobra, em 2009, a sequela foi anunciada. O blockbuster, fazendo nos EUA mais de 50 milhões de dólares no fim de semana de estreia, já havia arrecadado alguns "trocos" noutros cinemas dias antes. Quanto a brinquedos, ainda vendem em todo o mundo. Menos em Portugal, uma vez que a estratégia de marketing em território luso não funciona. No final, contabilizando o ganho a nível mundial, conseguiram ultrapassar o orçamento de 175 milhões de dólares, o que geralmente garante uma sequela. A verdade é que a sequela já estava nos planos da Paramount, e teria sido necessária uma tragédia em 2009 para que as ideias mudassem. Felizmente, entre muitas críticas negativas (como dizia a Sienna Miller "People love to hate") no geral G.I.Joe foi bem recebido e o "2" está a ser filmado.

Antes de passar a uma fase de reconhecimento de alguns dos actores já garantidos e das figuras que até ao momento são dadas como não presentes, parece-me interessante fazer uma breve referência ao nome do novo filme, que tendo sido alterado (ou revelado), deve fazer respirar de alívio quem traduziu o "Rise of Cobra" em Portugal, uma vez que até há bem pouco tempo esta sequela seria "G.I.Joe: Cobra Strikes", que bem traduzido, seria Cobra Atacam, ou Cobra Ataca, como melhor entender o estimado leitor. E sendo que o anterior havia sido traduzido em Portugal como "O Ataque dos Cobra", seria complicado dar a volta à situação. Talvez chamassem a este "A ascenção dos Cobra" para ser original. Mas não haverá esse problema, uma vez que se chama Retaliation e a tradução deve ser bastante linear e não deve fugir a "G.I.Joe: A Retaliação". 

O elenco escolhido para este filme tem começado a conquistar muitos dos cépticos. É bem certo que alguns actores algures nas suas carreiras escolhem maus filmes, mas qualquer mau filme fica um pouco melhor com a presença de um actor de excelência. E neste caso, por muito mau que fosse, o alinhamento dos participantes deixa margem para dúvida de quem se preparava para arrasar "mais um filme de acção". Mas farão os possíveis...


Bruce Willis dispensa apresentações. Este veterano dos filmes de acção vem segundo se sabe e até ver, substituir outro emblemático profissional, Dennis Quaid. Willis vai dar vida a Joe Colton, o 1º G.I.Joe. Um graduado de West Point, a famosa academia militar americana. Um super-soldado capaz de manusear qualquer arma, viria a ser convidado por JFK para formar uma equipa de elite. No entanto, em termos de continuidade, é mais provável que seja usada a fórmula mais recente em que Colton viria a tomar conta da unidade G.I.Joe na ausência de Hawk. São ambos generais, por isso é natural. 


Dwayne "The Rock" Johnson. Uma das melhores escolhas possíveis na actualidade. Como saberão, The Rock foi (e é) um profissional da luta livre americana. Por sua escolha teria até sido jogador de futebol americano. Como actor, tem evoluído muito e uma coisa que denota nas entrevistas é a sua vontade de "saber como". Fisicamente é um "armário" e as suas feições assentam como uma luva ao personagem, Roadblock. Estranhei de facto não ter sido este o escolhido por Stephen Sommers para o 1º filme, uma vez que antes de Heavy Duty, já existiam nos G.I.Joe outros especialistas de armamento pesado, e todo o perfil de Roadblock seria mais adaptável ao grande ecrã. Fala em rimas, é cozinheiro... enche uma cena. E depois de Fast Five, teria de ser Dwayne Johnson!


Sai Scarlett (uma desilusão) e entra Lady Jaye. Sai a contra-espionagem e entram as operações secretas. Lady Jaye fazia parte da 1ª série vendida em Portugal em 1987, e muitos dos que tiveram o privilégio de brincar com Action Force certamente se lembrarão do nome. Adrianne Palicki foi a escolhida para a operacional de sotaque gaélico e veremos se a nova "Mulher Maravilha" dá conta do recado.


Flint é outro dos grandes nomes da marca. Líder táctico e especialista, foi em Portugal o 1º líder conhecido dos G.I.Joe (enquanto Action Force). Nos desenhos animados estava geralmente sob comando de Duke, que era Sargento-Mor, embora como sabemos, Duke no universo do cinema tenha sido promovido a Capitão. Assim, veremos Flint no grande ecrã protagonizado por D.J. Cotrona que já havia trabalhado com Channing Tatum em Juntos ao Luar.



Jinx é outra personagem que espero com algum entusiasmo. Outro ninja do clã Arashikage, segundo as origens, prima de Storm Shadow, e aluna de Blind Master. Talvez seja por aí que a história também passe. A dar vida a Jinx, estará Elodie Yung, cujas presenças em B13 e Les bleus: premiers pas dans la police terão sido essenciais a esta escolha.


E já que falo do Blind Master, esse será protagonizado por RZA que além das bandas sonoras em que já participou como compositor, deu cara a personagens como T-Bone em Repo Men: Os Cobradores, e mais recentemente Mouss em 72 Horas.  Para os mais dedicados, o nome Blind Master faz lembrar uma cena de GIJoe: The Movie, um filme de animação da Sunbow/ Marvel de 1987 em que Jinx, numa sessão de "luvas" com Beach Head, refere o seu antigo mestre. Estou curioso quanto ao aproveitamento que será feito.


Os fãs dos Cobra terão uma surpresa agradável - Firefly! Inicialmente ponderado para Rise of Cobra, viria apenas a entrar no videojogo. O extraordinário sabotador e lendário mestre de infiltração será protagonizado por Ray Stevenson, que esteve recentemente na pele de Volstagg em Thor e em 2008 como Frank Castle em Punisher: War Zone.


Quanto a "novos" personagens teremos Joseph Mazzello que dará corpo a Mouse, um Joe que vem dos tempos de Sgt. Savage. Um personagem menor da série de figuras (por si também pequena - durou ano e meio) será no entanto o elo de ligação ao público feminino. A personagem representará o típico "maçarico" que fazendo parte de uma equipa de elite com provas dadas, se quer mostrar.


Teremos também entre vários outros casos, actores em ascensão como Walton Goggins em papéis secundários. Director de prisão Nigel James será o papel de Goggins, que ora aliado aos Cobra ou Joes deixará o seu talento no ecrã. Desta vez troca a farda que usava em  Predadores!


Quanto a regressos, Channing Tatum volta como Duke, o Capitão Conrad Hauser. Não terá a companhia do seu grande amigo Ripcord (Marlon Wayans).


Snake Eyes não podia faltar e Ray Park garante sempre a perfeição nas artes marciais. Desde Star Wars: A Ameaça Fantasma (Darth Maul), Ray Park tem sido uma das maiores referências quando um realizador quer qualidade.


E se Snake Eyes volta, Storm Shadow também.  Penso que ninguém acreditou que a luta entre os dois no final do filme tinha terminado com a morte deste também lendário Arashikage. Terá um papel principal que se identifica com a sua importância no universo G.I.Joe. Byung-hun Lee é de novo o escolhido como ninja vestido de branco.


E segundo consta, não havendo Destro nem Cobra Commander, resta Zartan na hierarquia Cobra para um lugar de liderança. Se Stephen Sommers aproveitou alguns dos ases de  A Múmia, Jon M. Chu não abdica de Arnold Vosloo como Zartan (além de ter ido buscar "The Rock" à manga de Sommers). Portanto caberá, em teoria, a Vosloo fazer a vida negra aos Joes. 


Ligado a Zartan, estará o Presidente dos EUA (Jonathan Pryce). Pryce é geralmente um habitué nestes papéis de liderança virtual, para o bem (Piratas das Caraíbas - O Cofre do Homem Morto) e para o mal (O Amanhã Nunca Morre). Como se recordarão, no final de... uh... O Ataque dos Cobra (Rise of Cobra), Zartan tomava o lugar, enquanto mestre de disfarces, do presidente dos EUA. Como tal, teremos o corpo de Pryce com a atitude do personagem de Vosloo.

Nos dias, semanas e meses que se seguirão até à estreia de G.I.Joe 2, ou G.I.Joe: Retaliation, haverão mais notícias, assim como rumores. Havendo mais que dizer, terei todo o prazer em escrever. Até lá, YO JOE!!!!

 

4 comentários:

  1. excelente postagem, excelente organização dos fatos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, amigo! Esperemos que o filme esteja ao nível das expectativas. Yo Joe!

    ResponderEliminar
  3. Cumprimentos.Mesmo para mim que sou da geração de 50 é com grande interesse e satisfação que te dou os sinceros parabéns pelo trabalho de pesquisa aqui desenvolvido.
    Espero ver o filme. Fiquei curioso.
    Grato e...o amanhã nunca morre Joe!

    ResponderEliminar
  4. Agradecido pelas palavras, Zé. Abraço!

    ResponderEliminar