quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Veículo da semana: Hurricane VTOL

Depois de longos anos a usar e abusar do Rattler, os Cobra decidiram que era altura de desenvolver uma aeronave que substituísse o modificado A-10 e se possível, transportar para este futuro avião a execução das missões atribuídas ao Raven. O resultado foi o Hurricane.


Outra das exigências aos construtores prendia-se com a complexidade dos controlos de uma aeronave de combate "normal". Queriam que este novo combatente pudesse ser operado por pessoal que embora habilitado, não fosse especializados apenas na Legião Aérea Cobra. Isto já ajuda a explicar porque eram tantos os personagens que nas 1ªs séries da DIC pilotavam um avião que aparentava ser complexo.


Vindo substituir o Rattler, o Hurricane teria de ser uma aeronave VTOL (elevação e aterragem vertical). Aliás, nem aterrava de outro modo. Este avião é exclusivamente para pousar e levantar na vertical.


Este foi de facto um dos melhores veículos originais da série de 1990(EUA). Quando foi distribuído nos estados unidos, o catálogo de 1990 contava ainda com veículos que eram da série anterior, assim como a fantástica Sky Patrol que não era mais (em termos de construção) do que novas pinturas metalizadas aplicadas a veículos já existentes. Quanto a veículos verdadeiramente originais, era uma altura de mudança, as próprias cores usadas assemelhavam-se a algo que podia ser directamente usado em células de animação. E tudo junto, colocava (para mim) o Hurricane no topo da selecção. Distribuído no Reino Unido em 1991, chegaria a Portugal em 1992.


E para substituir o cavalo de trabalho dos Cobra, era preciso muito armamento. O Hurricane era equipado com um canhão de 75mm do lado direito do cockpit. Inicialmente pensado para ter 2, acabou por ser decidido que o piloto teria de passar sem um deles. Para compensar, 10 mísseis que podiam ser usados contra alvos no ar, terra ou mar...


E o VTE-490, um "drone" de ataque e intercepção que não precisava ser pilotado. Hoje em dia o conceito é comum e credível, em 1990 apenas futurista. Mas os Cobra já o tinham e já abatiam Joes com ele! O "drone" é lançado da cauda do Hurricane e quando perto do alvo, mesmo que leve as baterias em baixo, pode ainda lançar um míssil que complete a tarefa. 


Para manter o motor em temperaturas ideais, o ajustamento era feito através da programação dos ventiladores de circulação de ar.


O cockpit, e mais particularmente o lugar do navegador, ou RIO, ou passageiro como quiserem chamar, foi uma surpresa agradável. Bastante detalhado em termos de equipamento contrastava com o lugar do piloto. E para se entender, é necessário compreender que esta aeronave funcionava por comandos de voz. Ora aí está uma boa forma de se poupar em moldes! Não obstante, é bem melhor do que muito do que a Hasbro decidiria colocar no mercado nos anos seguintes.


 As linhas deste avião ainda me impressionam tanto como no dia em que o recebi no Natal. Foi o 1º presente que os meus pais me deixaram abrir mais cedo. Aliás, mais a minha mãe, porque o meu pai sempre insistiu que as prendas eram para abrir à meia-noite! E é este que podem ver nas fotos. Ainda impecável. É um dos mais raros veículos da colecção. Isto claro, estando completo e sem zonas descoloridas e/ou partidas. As pontas das asas traseiras de baixo arrastamento são geralmente vistas partidas.


Incluído com o Hurricane VTOL, vinha o seu piloto, Vapor. À semelhança de outros não raros casos, Vapor era um ser humano modificado. Ou como os Cobra gostam de afirmar, "melhorado". Com ligações cerebrais enviadas através do seu capacete ao computador de bordo do avião, era uma adversário temível nos primeiros 30 minutos de combate. A partir daí, as dores de cabeça eram tantas que tinha de abortar e voltar à base. Basicamente, o avião de Vapor era um alvo a evitar, porque na realidade não era um alvo. Era ele quem determinava os alvos e geralmente não falhava.

 
 

8 comentários:

  1. Tenho a versão brasileira dessa aeronave.

    Aqui no Brasil foi lançada com o nome de "Vingador" ( http://www.yojoebrazil.com/catalogo2/index.php?option=com_content&task=view&id=105&Itemid=121 ).

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, Dan! As cores sao as que estao na imagem tb?

    ResponderEliminar
  3. Se não forem idênticas as cores, são muitíssimo parecidas com as da nave de suas fotos.

    A única diferença notável são os adesivos (os quais não tenho mais...).

    Tentarei, ainda hoje tirar uma foto do Tritático e do Vingador para disponibilizar o link para você conferir.

    ResponderEliminar
  4. Bem, isso quer dizer que a foto do catálogo no yojoebrazil pode ser um protótipo... quanto à foto e link, manda brasa!

    ResponderEliminar
  5. Salve!

    Conforme prometido, seguem os links com as fotos do Vingador.

    Todas elas estão contidas em um álbum de fotos meu no Orkut. Por isso, nao se espante com os links.

    O avião está um pouco empoeirado, pois o limpei há mais de quatro meses e só limparei de novo quando eu terminar de arrumar as coisas da mudança (mudei-me há pouco tempo), o que vai demorar ainda.
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s0GWWFC7oUd9Dbm2gVlkwDXGcVnzG9M7bXoHV82jSGivUAVM-jS9iAnSKGAe2RMZKZLWXLBW4VHHlZdVwH6LMrAJtU9VAr3D4TD-21u1WehCRFSBX5suK1nw.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uX9XWPfvqjfbqe5-WXKv_6ELNvRksQGpYf3HXcVW_MjBIzccBUGO0RmMJ9kslXImd40Yo--iA-Z30WJCLNKklHAJtU9VDjZiRZk1RJFjSZTRe5E3HgcagwHw.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sABq85UpwM0kmX2IbP9DvsyhlXmgSUn9rb93zIwDu68XKbgO4ZI6qJJmwu7TRwxL7TDhRoPa0AxtasVAN2aGvNAJtU9VDXIB8TljZBPvJcb0_HYniLds26JQ.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vdHnOK_lg_YLb8ud1R6FUy_93bh6KILJkVjQMOTtpEGiVbkrj2blOBIkdpCRHhwPkrsyk5Cgxlr5QpVKmgszjnAJtU9VBtMhzCWN3VP92CJqiQwhBME4BrlQ.jpg

    ResponderEliminar
  6. Lindo! E aqui passa-se o mesmo, só mesmo os adesivos diferem. Parecem mais de papel, mas não obstante, SHOW! Obrigado por partilhar!!!

    ResponderEliminar
  7. Sim, os adesivos da linha Comandos em Ação são a única coisa reprovável nos brinquedos.

    A qualidade do plástico com que os brinquedos eram feitos, por exemplo, é ótima.

    ResponderEliminar