sábado, 7 de abril de 2012

Personagem do dia: Outback

No auge da popularidade dos (então) Action Force, o catálogo de 1989 trazia uma das figuras que se tornou mais procurada nas lojas: Outback. Ou como era conhecido por muitos, o "Survival". Esta alcunha estava relacionada com a mesma palavra que se encontrava na sua t-shirt


Perito em sobrevivência, este sargento das forças especiais do exército americano (Army Rangers) assemelhava-se nas feições a Chuck Norris, um dos maiores e mais prestigiados actores em filmes de acção e "guerra". Estávamos no final dos anos 80 e a popularidade de Norris estava ao rubro.


Embora não exista qualquer relação oficial com o actor, e pese embora a Hasbro tivesse como modus operandi moldar as caras das figuras de acordo com muitos dos seus trabalhadores, a companhia tinha uma forma peculiar de aproveitamento das modas. E muitos coleccionadores acreditam que esta figura, era de facto em "homenagem" a Chuck.


Original de 1987(EUA), Outback trazia acessórios que o colocavam entre os mais "militarizados" operacionais. O "autêntico herói americano" ao estilo do Rambo, vinha com lanterna de combate (que se encaixava na perna esquerda - e se podia perder com enorme facilidade), cinta com bolsas, mochila e espingarda automática. O torso desta figura seria reutilizado para formar a figura "Super Trooper". 


Fazendo parte do catálogo de 1989(Portugal), Outback era mostrado como líder de esquadrão, o que ainda o tornava mais requisitado enquanto brinquedo. De notar que tanto os desenhos animados como bandas desenhadas tinham um papel importantíssimo no tempo de vida das linhas de figuras de acção. E a Hasbro (especialmente nos Estados Unidos) era perita na longevidade das séries quando o potencial era favorável. E no caso de G.I.Joe, era vasto.


BIO:
Nome de Código:
Outback
Perito em Sobrevivência

Especialidade Militar Primária: Infantaria
Especialidade Militar Secundária: Instrutor de treino de sobrevivência
Local de nascimento: Big Piney, Wyoming Grau: E-5

Outback era um instrutor, tanto na Escola de Sobrevivência na Selva como no Centro de Treino de Guerra. Tem ampla experiência na América Central e pode ou não pode ter participado em operações clandestinas no Médio Oriente. A maioria das pessoas são intimidadas pelo território selvagem:/ 1: a completa ausência da mão do homem. Outback não. Ele acredita em fazer parte do seu ambiente, não vê-lo como seu adversário!

Trechos do Exército do Livro de Mão dos Rangers dos EUA (edição de 1969)

S - Avalie a situação
U - Precipitação deixa resíduos
R - Lembre-se onde está
V - Vença o medo e pânico
I - Melhore a sua situação
V - Valorize a vida
A - Aja como os nativos
L - Aprenda habilidades básicas

Sem comentários:

Enviar um comentário