sexta-feira, 13 de abril de 2012

Personagem do dia: Psyche-Out

Psyche-Out é um dos personagens mais incaracterísticos dos Joes. Seria normal ver um personagem com esta especialidade ou formação nos Cobra, mas do lado dos G.I.Joe é no mínimo invulgar. Isto porque a Guerra Psicológica é vista por muitos como irregular, não-convencional e quem sabe até cobarde. Do outro lado da moeda, sabendo que os Cobra usam todos os meios para vencer as batalhas, há que ter um especialista em todos os ramos. E já que Psyche-Out é dos melhores no que faz, mais vale tê-lo do lado dos "bons".


Original de 1987(EUA) chegaria a Portugal em 1989. Não era das figuras mais populares, mas era relativamente comum... talvez por ficar para o final das listas de desejos. Também é verdade que vivíamos na era da exaltação das novidades tecnológicas, e com tantas séries de ficção científica, o aspecto de Psyche-Out apelava aos adeptos do que era tecnologicamente futurista.


Uma particularidade desta figura estava relacionada com os acessórios. 5 acessórios que se multiplicavam em 10. A antena que vinha encaixada no receptor que usava na cabeça, saía. As antenas da mochila desencaixavam-se, assim como os clips dos emissores dos pulsos. Apenas o prato da caixa de mão se mantinha firme e nunca saía. Assim, era incrivelmente fácil perder peças desta figura.


BIO:
Nome de Código:
PSYCHE-OUT (sem tradução directa, pode definir-se como acção ou forma que por meios psicológicos se altere a condição de confiança de outro/s)
Guerra Psicológica

Nome do arquivo: Rich, Kenneth D. SN: 091-87-6274
Especialidade Militar Primária: Operações Psicológicas
Especialidade Militar Secundária: Conselheiro de Serviços Sociais
Local de Nascimento: San Francisco, Califórnia Grau: O-2 (1 º Tenente)

Psyche-Out formou-se em Psicologia em Berkeley e trabalhou em vários projectos de pesquisa envolvendo a indução de paranóia por meio de ondas de rádio de baixa frequência. Após o seu alistamento, foi enviado para o Centro de Guerra Psicológica em Fort Bragg, onde continuou o seu trabalho pioneiro no campo da modificação de comportamento induzido por ondas.

"O ponto em que se vence uma batalha é quando se convenceu o inimigo que ele perdeu. Isto pode ser conseguido através de algo tão simples como a repetição constante. Por exemplo, vê um anúncio na TV dez vezes por dia para uma determinada marca de biscoitos. Um dia, no supermercado, está sobrecarregado pelo desejo súbito por biscoitos. Confrontado por um conjunto de marcas desconhecidas, escolhe aquele que viu anunciado. Eles ganharam ... E você perdeu. "
H-1

2 comentários:

  1. Bom dia.
    Gostei muito do texto especialmente a "parte" da guerra psicológica e a dos "biscoitos".É tal e qual! Belíssimas fotos.
    Bom fim de semana Joe.
    Zé P.L.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário (uma vez mais). Sem dúvida que repetição é a arma principal da guerra psicológica... e na guerra se testam as ferramentas a usar em tempo de paz...

    ResponderEliminar