sexta-feira, 22 de junho de 2012

Veículo da semana: Mean Dog

O Mean Dog era um veículo nos moldes do Cobra Maggot. Um blindado 3 em 1, servia-se de 6 rodas motrizes ao invés de lagartas. Com a popularidade a descer nos Estados Unidos, G.I.Joe estava em alta em Portugal uma vez que havia geralmente um atraso de 2 anos relativamente ao país de origem. Assim, peças que havia sido descontinuadas em 1990 nos EUA, eram novos lançamentos em Portugal.

 
Assim, as linhas do Mean Dog eram cuidadosamente desenhadas, mas já se notava um corte na execução e uso de moldes que compunham grandes secções onde antes seriam compostas por várias partes (móveis ou não). Este veículo era um original de 1988, chegando a Portugal em 1990 (4ª série).


Como referido, este blindado era composto por 3 veículos/estações. Um veículo de reconhecimento, um veículo de ataque com 2 lança-mísseis e um gigantesco canhão "gatling". As semelhanças com o "Maggot" são notórias, como se houvessem os Joes considerado que precisavam de um veículo de iguais características embora mais modernizado ainda. 


Para colocar em acção o veículo de reconhecimento, a secção traseira recuava permitindo que a roda traseira do primeiro se libertasse.


Munido apenas de um canhão M60 de calibre 50, o eixo traseiro tinha uma rotação de quase 360º que lhe permitia deslocar-se por terrenos acidentados e geralmente impossíveis de transitar para um blindado desta envergadura. O motor era um V8!


Com lugar para 3 figuras, controlo de fogo e estação de operações. Um detalhe interessante era o lugar para as armas dos ocupantes, nas laterais do lugar central (topo).


O lugar central era ocupado pelo artilheiro/ condutor que podia subir à escotilha onde estava a metralhadora/canhão.


O principal motor deste poderoso veículo estava a bordo da estação de lançamento de mísseis (10 SAM-12 "Multi Max" terra-ar), um poderoso V10 que servia de músculo central quando todo o veículo estava encaixado, debitando 830cv sobrealimentados.


As plataformas estavam assentes em bases extensíveis e os lança-mísseis tinham uma rotação de 360º. Havia lugar ainda para mais duas figuras junto ao gancho de reboque.


Finalmente, o enorme canhão automático de 20mm que podia ser colocado no terreno de forma a providenciar uma posição de defesa extraordinária. O "Spitfire" podia disparar até 3000 tiros por minuto. A base que construíram para a sua disposição fora do veículo (o anel preto e 4 pés) é frágil e não permite grandes aventuras.


Incluído com o Mean Dog, vinha o seu condutor, WildCard.

BIO:
Nome de Código:
WILDCARD
Condutor do Mean Dog dos G.I.Joe
Nome de Arquivo: Scott, Eric U.   SN: 102-65-0984
Especialidade Militar Primária: Operador de Veículo Blindado
Especialidade Militar Secundária: Assistente de Capelão
Local de nascimento: Northhampton, MA
Grau: E-4 (cabo especialista)


WildCard possui um talento natural para partir coisas. Máquinas de aço resistente, ferramentas simples, brinquedos, objectos delicados, imóveis de ferro fundido, configurações de 8 peças de jantar, nada é imune aos seus estranhos poderes destrutivos! Felizmente, aquilo que é considerado uma desgraça abominável em círculos civis pode ser valiosa em militares!


"Quando Wildcard está a conduzir o Mean Dog, o veículo torna-se uma extensão de si mesmo. Um motor de fúria de destruição, a pulverizar tudo no seu caminho Se o inimigo, por pura sorte, conseguir derrubar o Mean Dog, em seguida, coloca-se em posição de ter de lidar com o Wildcard directamente! Poder-se-ia chegar ao ponto de chamar a isso uma violação da Convenção de Genebra!" H-1

12 comentários:

  1. Nossa. Namoro um desses no Ebay tem tempo.

    Aqui no Brasil ele foi lançado com o nome de "Tritático de Ataque" e não acompanha o Wildcard ( "http://www.yojoebrazil.com/catalogo2/index.php?option=com_content&task=view&id=95&Itemid=111" ).

    Comecei a montar Tritático aqui, mas, infelizmente, as peças são bem difíceis de se conseguir. Faltam-me três mísseis e a estrutura de suporte do canhão de 20mm, além , é claro, da extremidade do referido canhão.

    O ideal seria eu encontrar toda a estrutura traseira do veículo em bom estado de conservação, o que não ocorrerá.

    Por esse motivo eu acredito que, cedo ou tarde, acabarei comprando a versão americana do veículo mesmo, que namoro há tanto tempo no Ebay.

    ResponderEliminar
  2. Sempre muito esclarecedor !
    Gostei particularmente da ùltima foto.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Dan, calculo que a versao dos comandos seja de cor diferente e seja essa a razao de nao encontrar as partes que faltam. Quanto ao original, classico!!!

    ResponderEliminar
  4. Ze, obrigado uma vez mais! Porta sempre aberta!

    ResponderEliminar
  5. Agora que você mencionou, resolvi conferir a cor do meu Tritático.

    Realmente, ele é mais escuro que o Mean Dog (só não posso afirmar se o plástico já era naturalmente mais escuro ou se houve um escurecimento em razão de exposição à luz solar -- haja vista eu ter adquirido o tritático de outra pessoa).

    O problema das peças é menos a cor e mais a raridade delas. Por exemplo, nunca encontrei a extremidade do canhão à venda, já os mísseis, tive de comprar diretamente no Ebay (e ainda torço para que os correios brasileiros, um dia, entreguem as peças -- intactas).

    ResponderEliminar
  6. Pois é, enviar para o Brazil é sempre um terror. Não sei porquê. Levam sempre semanas e semanas a chegar. Mesmo registado! Essa gun tip é de facto rara e difícil de encontrar. Se algum dia encontrar, aviso! Já agora, envie-me o seu email para gijoeportugal@gmail.com para qualquer eventualidade! Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Conforme prometido, seguem as fotos do Tritático de Ataque (incompleto) que possuo.

    Assim como no Vingador, as fotos estão contidas em um álbum do Google.

    O problema das entregas daqui é um tanto longo de se explicar. Só fui descobrir do que se tratava após iniciar a atual aventura em que me encontro, que consiste em trazer algumas peças de veículos que me faltava ou estavam danificadas.

    Pode deixar que lhe enviarei um e-mail (via Yahoo mail) agora mesmo.

    Sem mais delongas, seguem as fotos:
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uEZGrVOOP4j9fSTRBAO5Rhb0f5Pybiq9WH5RABfB786IdQ86xxhKMuma-tnpS_uyaQk-HAclwp56U1sKL9LX34AJtU9VBvDF1pRvY4qfEd6NAwlNr15WS8Zg.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82seXPiCBIHuoBT0vTLv5_84gpOitH-fIGqMyDQuNQemjlCdORT7GZhpAYX49siwH88YvLHO1o6ypUMm8ubvbtgQAJtU9VAxWSaJLwp6-yxQ1wPjeuCbdpDygQ.jpg
    .
    P.S.: acabei de constatar que me faltam três mísseis -- e não dois -- no Tritático.

    ResponderEliminar
  8. De facto é um castanho diferente. Não se trata de "danos solares" :) Muito bom!!! E felizmente as partes que precisa são iguais em cor às das versões europeias e americanas. O que é óptimo, porque mais tarde ou mais cedo aparecerão!

    ResponderEliminar
  9. Isso é uma notícia muito boa, pois já trago dois mísseis dos EUA.

    ResponderEliminar
  10. Força nisso, e decerto que com tempo tudo se arranja na internet!

    ResponderEliminar
  11. Graças a um amigo meu, consegui um canhão traseiro do Mean Dog quase novo, inclusive com a peça que é a ponta do canhão.

    Como o canhão estava em um estado de conservação tão fantástico, resolvi trocar o meu canhão original (com bastante desgaste, pois sequer fica em posição diagonal) pelo novo canhão.

    Agora, graças a outro amigo que me deu algumas outras peças, faltam 3 pés de suporte desse canhão (inexistem dois e o terceiro está um tanto gasto) para completar o Tritático, que são peças bem mais fáceis de se encontrar.

    ResponderEliminar