sábado, 18 de setembro de 2010

Ferret ATV

Outro veículo descontinuado em 1987 nos EUA e a debutar em Portugal nesse mesmo ano, era este "Quad". Carregado de detalhes e com pneus e protecções de borracha, levava duas figuras e os mísseis podiam ser removidos, assim como a cobertura atrás do banco.


Décadas antes do aparecimento do termo "Moto-4" em Portugal, estes veículos eram chamados ATVs (veículos todo-o-terreno) ou "quads". Curiosamente, continuam a ser chamados assim em todo o mundo, excepto em Portugal. ATVs na geração nascida em finais dos anos 70 e princípios de 80, eram aqueles veículos de 2 rodas atrás e uma à frente, com potência e aspecto de moto, que geralmente rodavam nas praias. A nomenclatura internacional para estes veículos é geralmente "three-wheelers".


Tendo tido mais tarde uma outra variante que teremos oportunidade de ver aqui, teria também com o filme de 2009 "Rise of Cobra", oportunidade de voltar às prateleiras como "Snake Trax". Essa versão, num outro contexto e linha de história diferente, mas usando o mesmo molde de veículo.


Tendo como cor principal aquela que é conhecida entre coleccionadores como "Cobra Blue" (azul cobra), por ser uma cor recorrente em muitos veículos daquela facção, é um veículo que ostenta uma beleza de "bruto" peculiar. O 1º que alguma vez tive, foi também comprado em 2ª mão e não vinha com o eixo frontal. Ou seja, tinha um "Quad" de 2 rodas. Não desanimei. Arranjei-lhe uma roda maior de uma moto R/C que tinha sido do meu pai, produzi uma forquilha e adaptei-a ao "Ferret". Eu e os meus amigos passávamos intervalos a fazê-lo descer ribanceiras o mais direito possível. Lamento ter desmantelado esse sistema, e num futuro a médio prazo, gostava de o refazer e mostrar-vos a funcionalidade desse conceito.

Sem comentários:

Enviar um comentário