quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sol, um inimigo do coleccionador

Um dos maiores problemas no mundo das figuras de acção (especialmente dos anos 80/90) prende-se com o amarelecimento (yellowing) dos plásticos. Tendo como principal causa a exposição ao sol, causa danos irreversíveis nos brinquedos e na alma do coleccionador.  Na minha colecção, uma das primeiras vítimas deste elemento foi o posto de controle.

1985 Check Point versão Action Force - caixa 1986
O check point (alpha) faz parte de um conjunto de estações de batalha, battle stations, que em Portugal começaria obviamente apenas em 1987, altura do lançamento da 1ª série.

Entrada para o 1º piso, observação e controle
O check point era mais um original de 1985 nos EUA, e mais uma mostra do realismo militar que mais tarde se perderia dando origem ao cancelamento da linha.

Amarelecimento das esquinas
Condição evitável nas mãos de um coleccionador, seria nas mãos de uma criança provável. Uma semana ao sol provocava uma queimadura irreversível no plástico. Dos 3 check points que tenho, apenas 1 (comprado a um coleccionador) não apresenta esta maldade. Mais notório em plásticos branco e cinza claro, este efeito é facilmente perceptível em qualquer cor aplicada em plástico rígido. Infelizmente, terei oportunidade de vos mostrar em mais veículos e playsets do que gostaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário