quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Jumanji ... Joe Ghoststriker X-16




1995, Portugal.  Estava à venda a série de 1993 (12º série nos Estados Unidos). Longe de ser completa, uma vez que a popularidade da marca vinha sendo cada vez menor, fosse por culpa da qualidade dos acabamentos, direcções tomadas por quem decidia ou opções de marketing. Assim, dos 16 veículos da série regular e, não contabilizando exclusivos, apenas 6 chegaram a Portugal. O risco era calculado. Em retrospectiva, para bem dos investidores e mal dos entusiastas de G.I.Joe, estavam certos. 10 anos depois ainda existiam lojas a tentar vender a 50% (e até menos) os restos de Street Fighter II e Star Brigade...

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Bola Louca de Batalha

Adaptação da capa de GIJOE #59,  Marvel
"Bola Louca de Batalha", em que Louca acaba por ser o duplo significado de Ballistic, que a ser traduzida como Balística, remete para a ciência que estuda o movimento dos projécteis. Ahh, meninos e meninas, aprender com G.I.Joe (que nesta altura, 1989, ainda era Action Force em Portugal). Quanto à mecânica da coisa, o princípio era simples: um pogo-stick gigante, em esteróides e bem armado, funcionava com curtas explosões dos seus foguetes para se elevar no ar. As fortes suspensões dos seus três pés, permitiam uma aterragem segura e utilizar esse momento para duplicar a acção do salto. Ao elevar-se, não só tinha imediatamente uma vista priviligiada do inimigo, como podia fazer uso das duas bombas guiadas por infravermelhos, ou da metralhadora que tinha montada na torre inferior. Este estranho modo de se movimentar, que lhe valeu o nome "POGO", sendo imprevisível, tornava-o um inimigo difícil de abater. Precisaria de um adversário à altura. Com pelo menos 4 canos de 90mm, vários mini-mísseis, 360º de visão noturna e computador de aquisição de alvos...    

sábado, 30 de dezembro de 2017

Feliz 1988!



1988 . Tinha iniciado há pouco o 2º período na escola... A Concentra, que representava os brinquedos da Hasbro, fez o favor de distribuir os novos catálogos de Action Force – International Heroes – nos pontos de venda. No espaço de dias, era leitura obrigatória nos recreios da escola. Pelo menos da minha. Matemática, Português e outras disciplinas eram secundárias… mal soava a campainha, devorávamos o conteúdo do panfleto com os novos veículos e figuras. 



Uma mescla de 1983 a 1987, fazíamos listas mentais do que era obrigatório adquirir em breve. Muito em breve, e se possível, ontem. Discutíamos o que um e outros iam comprar de modo a que, entre todos, tivéssemos a série completa. O meu preferido era o Thundermachine.  Mas havia muito por onde escolher. Eis as novas adições à coleção:

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

30 anos em Portugal!




Ao fim de quase 5 anos de inactividade e de um surpreendente largo número de pedidos de regresso, está de volta o www.gijoeportugal.com!  E que melhor momento do que celebrar os 30 anos de presença de G.I.JOE em Portugal? Na realidade, por aqui a história começou com Action Force, pela altura do Natal de 1987, e era, como a maioria sabe, nome atribuído aos Joes no Reino Unido e Irlanda, e cuja história já explorei aqui nalguns posts. Mas regressemos ao passado!

Numa era repleta de brinquedos de qualidade em que o preço compensava com a qualidade do produto, o mercado era dominado pelo He-Man e os seus Masters of the Universe, Lego e Playmobil como seria de esperar. Ainda se vendia bastante Star Wars (O Regresso do Jedi ainda estava bem fresco), Zoids, e TANTOS outros que escuso de enumerar. Era, de facto, complicado impressionar. E eis que chega Action Force.

quinta-feira, 28 de março de 2013

GIJOE: RETALIAÇÃO – Missão Cumprida

“Feito por fãs e para fãs”. Uma declaração ousada de alguns dos intervenientes quando estava prevista a estreia para 2012. Quase um ano depois, com tantos rumores e histórias à mistura, é finalmente entregue a prova. O desafio e objectivo primário: Limpar o nome G.I.JOE em Hollywood. O objectivo secundário, mais fácil de atingir: ultrapassar a fasquia dos 300 milhões de dólares encaixados a nível mundial pelo primeiro filme. Em termos de prioridades do estúdio, não por esta ordem, naturalmente. No coração e mente dos actores, há sentimento de missão cumprida. Vai agora a julgamento da comunidade. Mais que retaliação, uma reconstrução.


Sempre que confrontados com o último filme, actores, realizador e produtores tentam ser simpáticos, mas o discurso é claramente direccionado à melhoria que este filme traz ao “franchise”. Esta é a mistura certa. No filme participaram Navy SEALS (forças especiais da marinha americana) e toda a parte militar é um tributo a essa faceta sempre implícita na marca contrabalançando com a fantasia das artes marciais e tecnologia dentro dos limites do credível. Botas no solo, suor, velocidade e o “mundo livre” para salvar da organização que o quer governar. Isto sim, é G.I.JOE.

sábado, 23 de março de 2013

Ganha convites para a Ante-Estreia - G.I.JOE RETALIAÇÃO 3D -

Parceria G.I.Joe Portugal Paramount Pictures / ZON / Lusomundo 


Temos para oferecer convites duplos para a antestreia dia 26 de Março, 21H30 

10 para o Norteshopping

2 para o Forum Coimbra

COMO GANHAR?

sexta-feira, 22 de março de 2013

Personagem do dia: G.I.JOE

Em Retaliação, o "Joe" original vai ser interpretado pelo astro do cinema de acção Bruce Willis. Uma sábia escolha não só na perspectiva de talento mas também de marketing. "Joe" é de facto a razão pela qual o nome G.I.Joe existe... agora.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Personagem do dia: Roadblock

Muito antes da aclamada decisão de por Dwayne "THE ROCK" Johnson para o papel de Roadblock, o cozinheiro que falava em rimas era já um personagem favorito no universo G.I.Joe. Em 1986(EUA), quando saíu a versão que aqui vos mostro hoje, contava já com 2 anos de existência na linha da Hasbro. A Portugal chegaria em 1988.

 
No entanto, era esta 2ª versão que mostraria Roadblock como um líder, não obstante a sua patente E-4 (especialista). Em 1987, no filme de animação da Marvel/ Sunbow, chegaria a encontrar em si suficiente humanismo para salvar o próprio Cobra Commander. Para trás, muitas missões no currículo desta enorme figura que não poderia encontrar melhor actor para o protagonizar em "Retaliação".

quinta-feira, 14 de março de 2013

G.I.Joe VS Cobra: Cobra Rattler

Em 2002 depois do lançamento das primeiras figuras em Portugal pela rede Auchan, instalou-se a confusão. À série de 2002 juntavam-se peças da original de 2003 (EUA) e a própria Hasbro na Europa confundia coleccionadores com as datas de impressão nas caixas das figuras. Mas esses acontecimentos veremos depois. Para hoje, uma reedição de um clássico, o "VTOL" dos Cobra, o Rattler!


Com uma nova pintura (dourada), deixava alguns pontos de interrogação especialmente quando comparado com o Jacto de Ataque ao Solo original de 1984 (EUA) da 3ª série. 

terça-feira, 12 de março de 2013

G.I. JOE 2: RETALIAÇÃO em 3D e 2D


Com especial atenção ao 3D, que serviu em 2012 como desculpa para o adiamento, resta saber até que ponto vão chegar os detalhes.

A contagem não pára, só o relógio anda demasiado devagar...





segunda-feira, 11 de março de 2013

Estreia mundial

Hoje... 11 de Março estreia na Coreia (do Sul) : G.I.JOE: RETALIATION. Inveja, inveja, inveja que tenho. MAS, o pior será mesmo não ceder à tentação de ver a invasão de comentários, imagens, críticas e quem sabe até meio filme em "trailers" que a partir de hoje se verão.  

Em breve em Portugal... pena não ser já hoje...

G.I.Joe vs Cobra - O regresso a Portugal

Em 2002, após uma longa ausência (oficial) de... 6 anos... regressavam os G.I.Joe às prateleiras portuguesas. O mote foi dado pela Auchan e aparentemente como um teste à eventual memória de uns e interesse de outros. Sem apoio de anúncios ou séries televisivas num mundo agora dominado por efémeras marcas que faziam milhões em curto espaço de tempo, as probabilidades estavam contra aquela que foi, e é a mais poderosa marca no mercado internacional, a Hasbro.

 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

G.I.JOE RETALIATION: G.I.JOE RETALIAÇÃO

Já faltando pouco mais de um mês para a estreia em Portugal (28/03/2013), está já disponível o site oficial do filme em Portugal.



Do site americano, seguem os detalhes:

História

O seguimento do sucesso mundial 2009 GIJOE: The Rise of Cobra que arrecadou mais de 300 milhões dólares EUA em todo o mundo, Paramount Pictures, Metro-Goldwyn Mayer e Skydance Productions apresentam, em associação com a Hasbro, uma produção di Bonaventura: GI JOE: Retaliação.
Em GI JOE: retaliação, a equipa não está apenas lutando contra o seu inimigo mortal COBRA, mas são forçados a lidar com ameaças de dentro do governo que põem em risco sua própria existência.
Convertendo o filme em 3D leva o filme a um nível totalmente novo e traz o público ainda mais perto da ação contínua. As estrelas de cinema D.J. Cotrona, Byung-hun Lee, Adrianne Palicki, Ray Park, Jonathan Pryce, Ray Stevenson, Channing Tatum, com Bruce Willis e Dwayne Johnson. GIJOE: Retaliação é dirigido por Jon M. Chu, produzido por Lorenzo di Bonaventura e Brian Goldner e escrito por Rhett Reese e Wernick Paulo, com base em personagens G.I. Joe da Hasbro. G.I. RETALIAÇÃO JOE chega aos cinemas em RealD 3D e Digital 3D em 29 de março de 2013.

Ante estreia a 27 de Março de 2013. Ou antes, esperemos pelos desenvolvimentos...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Veículo da semana: Patriot Grizzly Tank

Com sons activados por movimento do veículo, um canhão que realmente disparava 20 mísseis, capacidade para mais de 10 figuras, este monstro fazia jus ao nome, Grizzly (urso cinzento). Pesado mas imparável e temível - O Patriot!

 
Sendo um adepto de aeronaves e blindados, em particular os tanques, não pude deixar de me sentir satisfeito quando em 2002 (por altura da feira de apresentação de novos produtos) pude confirmar que o Patriot "Grizzly" seria de facto comercializado. Haviam algumas dúvidas e rumores quando os desenhos e protótipos apareceram, que seria muito grande e complexo para distribuição. 

 
Original de 2003 (EUA) chegava a Portugal em 2004, sempre sem a designação "Spy Troops" e apenas "GI Joe -vs- Cobra". Nesse ano, Spy Troops (que tinha um filme de animação a promover a linha) tinha já "continuação" em "G.I.Joe: Valor Vs Venom" e por cá a confusão instalava-se com um misto de figuras de uma e outra séries.


Um dos aspectos que elevava esta linha acima da maioria (e que a deixava sem competição) foi parcialmente deixado para trás em 2002. Os veículos passavam a vir praticamente montados e com autocolantes aplicados. No caso do Grizzly, só mísseis, metralhadora de torre, antenas e peça de artilharia faltavam encaixar. Nem sempre se muda para melhor...

  
Um tanque moderno, mas com linhas actuais que nunca atravessa a linha do realismo para a ficção. Se bem que como alguém dizia "por vezes a realidade ultrapassa a ficção".


Em cima da torre há um depósito, calha de munições, rotulados "mísseis". Bom, projécteis de outra natureza seriam mais apropriados, mas é apenas a minha opinião. Os 20 mísseis são ali depositados, e carregam assim a peça para posterior acção de disparo.


Uma vez fechado o compartimento, estamos prontos para os Cobra. Sendo um mecanismo com alguma complexidade, e como veremos a seguir, com torre giratória, foi sacrificado o movimento vertical da peça de artilharia. Ou seja, como está é como fica.


A traseira do blindado tem escondido o joystick que activa grande parte dos sistemas.


Uma vez extendido, o joystick controla a rotação da torre, da estação de artilheiro e claro, os disparos da peça ao premir o gatilho. Tudo isto com sons bastante realistas a acompanhar.


Onde estava o joystick alojado, revela-se agora mais espaço para tropas. Nada foi deixado por ocupar...


Até existe uma secção para equipamento, se bem que seria o espaço ocupado por um dos poderosos motores...


Um tanque com alguns conceitos interessantes que como sempre, são baseados em protótipos do mundo real. Quem sabe o que o futuro trará no campo da guerra convencional. 


A insígnia não é das coisas que mais me agrada. A cabeça do G.I.Joe a fazer referência à relação com as figuras de 12" (onde tudo começou em 1964). Talvez como homenagem. Considerando tudo o que é pintado nos veículos de combate pelas tripulações, podia ser bem pior...


Aqui sim, na torre. Cavalaria blindada e o número de "mortes" obtidas.


Estação do artilheiro de torre. É movida pelo joystick (pelo botão de controlo no topo). Aqui há um problema. A base da metralhadora é inserida no interior da posição, e para fechar a escotilha tem de ser tirado. Eventualmente, só assim conseguiam que figura e canhão se movessem, mas poderiam ter construído o anel maior de modo a girar por fora.


Com tantas figuras/ personagens a escolher, estranhamente escolheram um piloto de helicóptero de ataque como operador de blindado. É certo que Wild Bill é "cavalaria" também, mas aérea.


Lugar do condutor. A escotilha fecha para o proteger, ficando apenas com visibilidade suficiente para mover este "urso" pelos campos de batalha. Uma das falhas deste conjunto é a ausência de piloto especializado. Figura incluída, leia-se.


Resta falar do seu tamanho. A ultrapassar as 1650g, usa 2 pilhas "C" alojadas por baixo com um interruptor "ON/OFF". Uma verdadeira besta, como um tanque de combate deve ser. A figura é já da era que chegava aos 10cm (antes 9.5cm) e mesmo assim é notória a dimensão do Patriot. Desde 1985 (1987 em Portugal) que um tanque digno desse nome não era lançado. Em 1985, o fantástico Mauler MBT.


"A-well-a everybody's heard about the bird... B-b-b-bird, bird, bird, b-bird's the word"

  

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Personagem do dia: Hit & Run

Nome de código:
HIT & RUN
Infantaria Ligeira


Nome do arquivo: Scott, Bryan   SN: 345-75-8126
Especialidade Militar Primária: Infantaria
Especialidade Militar Secundária: Montanhismo
Local de nascimento: Basildon, Essex
Grau: E-4 (Especialista)


Órfão aos três anos de idade, Hit & Run cresceu numa instituição de condado da qual escapava com regularidade alarmante, escalando as paredes íngremes e correndo por quilómetros através dos campos no meio da noite. Quando perguntaram de que estava a fugir, ele respondeu: "Eu não estou a fugir de nada. Estou a praticar." Ele passou da custódia do condado diretamente para o Exército.


"Os homens na Infantaria não marcham. Eles correm. Eles correm para chegar à batalha, eles correm durante a batalha, e eles correm para fugir da batalha. O Exército não lhe chama correr. Chama ao primeiro um" avanço ', o segundo' manobra' e ao último, "desligando". Hit & Run chama a tudo correr e ele é muito bom no que faz. "


Original de 1988, embora pensado para a série 1987(EUA), chegaria a Portugal em 1990. Como se pode verificar na foto, ainda Action Force e como tal, algumas alterações interessantes na sua biografia. Uma, a mudança de nome (o original G.I.Joe foi baptizado Scott, Brent), depois a nacionalidade, claro (o original era natural de Sioux City, Iowa) e a mudança mais interessante foi a omissão da razão da sua condição de orfão. O cartão biográfico americano revela que foi um condutor embriagado quem lhe tirou os pais...

  
À semelhança de equipamentos mais "complexos", esta figura é acompanhada de uma ilustração de instrução para montagem do saco de escalada.


A figura em si é um show. A camuflagem, o detalhe para o encaixe de um mosquetão à cintura (embora não incluído), o saco com encaixe para a faca e a metralhadora curta para fácil transporte. Quase perfeito.


E conforme desce, a corda desenrola...

  

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Novo ano, muito para ver... e rever


Pois bem, novidades... RETALIATION. Depois de adiado, esperemos que seja este ano. Previsto para Março, a sequela do "Ataque dos Cobra" vai chegar aos cinemas. Por aqui, uma panóplia de veículos e figuras, merchandising e tudo o mais que chegou a Portugal de ´87 ao presente... e conforme aparecer no futuro. Uns dizem que 2013 vai ser difícil, pois tentemos que seja mais fácil. Um Feliz ano novo é o que se deseja. Dia a dia, sorrisos e crença nas vossas possibilidades. Porque "nunca desistimos e ficamos até que a batalha seja vencida!" YO JOE!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


Numa altura de tréguas, G.I.Joe e Cobra juntam-se para desejar aos seus fãs um Feliz Natal. Cheio de coisas boas e que inclua Joes no sapatinho. Mas especialmente um próspero futuro com a vontade de vencer. Faz toda a diferença!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Veículo da semana: Cobra Piranha

Depois de um longo período de ausência por motivos técnicos (avaria na board do meu iMac) eis que se dá o regresso e com outra beldade do período dos desenhos animados. A embarcação de ataque rápido dos Cobra, Piranha.


Monolugar, fortemente armado e equipado com um potente motor equipado com supercompressor, é uma seta apontada às linhas de defesa de quaisquer instalações.


A versão vendida em Portugal (e Espanha, Itália e Reino Unido) trazia um canhão de acção de mola com dois mísseis. Também a caixa era ligeiramente diferente da vendida nos EUA e resto da Europa.


Um dos mais impressionantes veículos da série de 1990 (EUA), foi lançado em Portugal em 1992.


4 mísseis de choque de superfície, 2 torpedos, 2 cargas de profundidade e duas metralhadoras de longo alcance serviam de arsenal a esta lancha dos Cobra.

 
As cargas de profundidade podiam ser "atiradas" para longe da embarcação. Uma vez fora do lançador, apontavam ao alvo e tornavam-se numa ameaça avassaladora.


O enorme motor "Aqua" com 12,000cv energizado hidraulicamente.


Casco blindado e anti-torpedo.


O cockpit, embora esta série já estivesse longe dos anos que deram nome à linha, era ainda um curto regresso ao passado e aos anos de excelência. Muitos detalhes num só molde. O "clip" para segurar a figura, era neste caso bastante necessário pois sem ele, as constantes movimentações da lancha certamente fariam com que o piloto saltasse fora.  


Embora ficassem bem no fundo, é possível observar os pedais de controlo aos pés do lugar piloto (único tripulante e passageiro deste veículo). Nas versões dos desenhos animados (DIC) as Piranhas por vezes apareciam com passageiros, mas tal não é possível na versão brinquedo.


Embora apresentando um Range Viper na caixa, os pilotos (pela lógica e mais tarde desenhos animados) seriam os Undertows. Homens-rã que na realidade pertenciam aos quadros de Destro.


Sempre em velocidade!